TikTok: as principais tendências para 2024

Impulsionada por uma mistura de curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem - a creative bravery será incorporada em 2024 no quotidiano do TikTok. O conteúdo irá divididos em Curiosidade Aguçada, Narração de histórias e Construção de Confiança.

TikTok: as principais tendências para 2024
TikTok: as principais tendências para 2024

No TikTok o ano de 2023 ficou marcado por life hacks, músicas nostálgicas que nos fazem recordar bons momentos e pequenos mas prósperos negócios. A comunidade continuou a criar, a ligar-se e a celebrar a autenticidade ao longo do ano. Uma audiência cada vez mais curiosa tem mostrado interesse nesses conteúdos, procurando novas perspetivas, comunidades e histórias. As marcas são há muito participantes bem-vindas, contribuindo para definir as tendências a cada ano.

O Relatório de Tendências TikTok What’s Next 2024, é a quarta previsão anual de tendências da marca que fornecerá aos profissionais de marketing conhecimentos essenciais sobre as mudanças nos desejos e necessidades da comunidade, para poder definir os próximos meses.

Em 2024, a comunidade TikTok irá adotar uma mentalidade transformadora: que foi designada por Creative Bravery. Alimentadas por um misto de curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem, as marcas que demonstrarem Creative Bravery no TikTok construirão ligações mais profundas com a comunidade. Destacar-se no TikTok implica passar de exibições ocasionais de Creative Bravery para incorporá-la no seu comportamento diário e estratégias. As marcas que alcançarão mais sucesso serão aquelas que regularmente despertarem a curiosidade global, subvertendo as narrativas tradicionais e aprofundando a confiança com as suas audiências.

Sofia Hernandez, Global Head of Business Marketing for TikTok, afirma: “O ano de 2023 viu a nossa comunidade TikTok, com mais de mil milhões de pessoas, a recorrer regularmente à nossa plataforma em busca de comunidade, surpresa e encanto. Numa época em que as histórias se tornaram previsíveis, o TikTok destacou-se ao mostrar criatividade sem um início, meio ou fim típico. Em 2024, vamos assistir à comunidade TikTok desenvolver-se de formas que nunca vimos antes. Impulsionada por uma mistura de curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem – a creative bravery será incorporada no nosso quotidiano.”

O relatório foca-se nas tendências mais práticas e duradouras, no ponto ideal do que é designado Trend Signals. Os Trend Signals são definidos como padrões de conteúdo que mostram comportamentos e interesses emergentes, que as marcas podem utilizar para orientar a sua estratégia de conteúdo a longo prazo. Estes Trend Signals podem ser divididos em três categorias: Curiosidade Aguçada; Narração de histórias e Construção de Confiança

1. Curiosidade Aguçada

As pessoas entram no TikTok à procura de muito mais do que apenas uma única ‘resposta certa’. Cada curiosidade e interesse leva a perspetivas relevantes, descobertas inexploradas e ações na vida real, graças a uma combinação perfeita de descoberta e uma mentalidade ativa. Na verdade, os utilizadores do TikTok têm 1,8 vezes mais probabilidade de concordar que o TikTok os introduz a novos temas de que nem sabiam que gostavam.

A Clinique, marca pioneira na área da beleza, abraçou a magia do TikTok com uma campanha que cativou mentes e rostos, aproveitando o poder da descoberta, da criatividade e das comunidades na plataforma. A Clinique foi uma das primeiras a explorar a plataforma de pesquisa dinâmica do TikTok, unindo-se a criadores de conteúdo para sugerir as suas linhas de produtos mais recentes.

O sucesso da marca em gerar apreço por meio da pesquisa traduziu-se num aumento notável de 441% na taxa de conversão e um aumento significativo de 51% na taxa de cliques.

2. Narração de histórias

Os finais das histórias estão a começar antes do início. Vários enredos podem desenrolar-se ao mesmo tempo. Comunidades estão a inventar celebridades e narrativas fictícias. Num cenário que muitas vezes parece uma realidade avassaladora, os utilizadores do TikTok abraçaram uma comunidade partilhada conhecida como #delulu ou conforto delirante. Enraizado na cultura de fãs, #delulu é uma mistura de fantasia e manifestação – adotando uma persona de “fake-it-til-you-make-it” para o público se envolver, fantasiando sobre as suas esperanças, sonhos ou realidades delirantes autodefinidas.

Desde conteúdo cocriado até ‘manter a autenticidade com #delulu’, no TikTok, a mudança para que todos possam ter uma voz desencadeou a criatividade para todos – onde vozes diversas, formatos colaborativos e temas variados estão a revolucionar tudo o que conhecemos sobre contar histórias de forma tradicional.

A IGG adotou essa filosofia ao lançar o seu novo jogo, Viking Rise, no TikTok. Do TopView ao Reach & Frequency (R&F), a marca apresentou uma variedade de conteúdos na linha do “vamos jogar”, deixando os jogadores empolgados com o novo lançamento. A IGG também lançou um efeito de marca exclusivo de “girar a roleta”, que convidou os usuários a experimentar como é desbloquear determinados personagens no jogo – alcançando 400 milhões de participantes no processo.

São as estruturas narrativas mais intrigantes que guiam os espectadores além dos primeiros segundos e aprofundam a história – os anúncios destinados a deixar os usuários curiosos mantendo-os a assistir por 1,4 vezes mais tempo.

3. Construção de Confiança

Observa-se uma crescente falta de confiança entre os consumidores e as marcas, impulsionando o público a procurar envolvimento para lá de uma venda única. Procura-se que as marcas liderem uma mudança social positiva e transparente. Estabelecer uma confiança clara na marca e valores tornou-se indispensável. No TikTok, as marcas têm um canal aberto de comunicação com os seus consumidores e comunidade.

No âmbito da criação de canais diretos da comunicação, a marca indonésia de cuidados infantis MAKUKU fez uma parceria com criadores de conteúdo locais, nas comunidades de mães e bebés, para participarem no lançamento do seu produto. Esses criadores usaram duas palavras-chave, indicadas por um desafio de hashtag da marca, como ponto de partida da mensagem da campanha, o que resultou num aumento de 500% nas vendas e em 20% dos consumidores de lojas offline que ficaram a conhecer a Makuku pelo TikTok.

Para as marcas, é fundamental considerar cada campanha e conteúdo orgânico como uma oportunidade para partilhar, ouvir e aprender, construindo confiança e valores de marca para gerar uma lealdade mais profunda dentro e fora da plataforma. Após visualizarem um anúncio no TikTok, os espetadores confiam 41% mais na marca, são 31% mais propensos a serem leais à mesma e têm 33% mais probabilidade de considerarem que a marca se ajusta à sua identidade pessoal (em comparação com antes de verem anúncios no TikTok). Isto está a impulsionar ações no mundo real, assim como na plataforma.

A metodologia do relatório What’s Next

A análise é fortemente fundamentada em dados da equipa Global TikTok Marketing Science, recolhidos através de vários estudos de pesquisa encomendados a terceiros, utilizando abordagens mistas que frequentemente incluem inquéritos quantitativos online, exposição a estímulos num ambiente simulado do TikTok e/ou análises avançadas. Neste relatório, concentramo-nos em estudos realizados em 2022 e 2023, os mais relevantes e inovadores, e que refletem as forças das tendências mais amplas em 2023 e 2024. Alguns destes estudos de pesquisa são tão recentes que estão a fazer a sua estreia global neste relatório!