TikTok é usado por mais de três milhões em Portugal

Mais de três milhões de pessoas em Portugal acedem à plataforma TikTok, muitos para partilhar as suas histórias, paixões, interesses e fazer negócios.

TikTok é usado por mais de três milhões em Portugal
TikTok é usado por mais de três milhões em Portugal

O TikTok, a rede social online, orientada para pequenos vídeos, é usada pelas pessoas para se ligarem a comunidades. Pelas caraterísticas da plataforma, os seus utilizadores podem inspirarem-se, aprenderem novas competências, desenvolverem negócios e desenvolverem conhecimento com pessoas de todo o mundo.

Em Portugal o número de utilizadores da plataforma é de mais de 3,3 milhões de pessoas que vão ao TikTok todos os meses. Entre os utilizadores estão amantes de livros, viajantes, comediantes, professores, famílias, pequenas e médias empresas, músicos emergentes e muitos outros. Quase um terço da população portuguesa passa tempo no TikTok, indica a plataforma.

As comunidades são o capital social da plataforma

Os responsáveis da plataforma de rede social referem: “Cada um de nós é único: todos somamos geografias, histórias, paixões e interesses. Nenhum de nós no TikTok está sozinho: minorias étnicas, artesanato, pequenas empresas, jovens talentos, organizações e muito mais. Todos ajudam a construir uma comunidade baseada em interesses e histórias comuns capazes de inspirar outros.”

Lucas Rodrigues, Lucas With Strangers, conseguiu, através do TikTok, apresentar-se ao mundo e dar a conhecer o seu trabalho. “A plataforma permitiu-me ser eu, criativo e autêntico, e sonhar mais alto. Através do que consegui devido à minha exposição na plataforma, já cumpri alguns sonhos e a minha carreira está a crescer cada vez mais. Para além do meu percurso, é também muito gratificante saber que tenho uma comunidade forte e que conheci alguns dos meus atuais amigos no TikTok”, afirmou.

Histórias envolventes de pessoas reais

“O forte crescimento – em tão pouco tempo – da nossa comunidade de utilizadores ativos mensais, demonstra como o talento criativo genuíno e não polido pode ser um catalisador para envolver e ligar pessoas de todas as gerações e estilos de vida. A nossa plataforma tornou-se uma parte querida da vida quotidiana portuguesa graças à comunidade única de criadores: contadores de histórias dotados, que compreendem o valor do humor, do áudio perfeitamente sincronizado, ritmo e dos memes icónicos. Mais importante que isso é sobre autenticidade!”, referem os responsáveis da plataforma.

O TikTok permitiu-me criar novos conteúdos e alargar horizontes. Deu-me também a oportunidade de partilhar o meu interesse pelo mundo da música, séries e cinema e construir uma comunidade forte e positiva, que respeita e apoia o meu trabalho“, confessa, Tiago David. “Além disso, e em resultado da visibilidade no TikTok, surgiram novas oportunidades para partilhar conteúdos de entretenimento com músicos e atores nacionais e internacionais. Com o TikTok, tenho conseguido chegar a mais gente, o que também me tem incentivado a explorar novas formas de criar conteúdos.”

Criadores são também impulsionadores de cultura

São cada vez mais os portugueses que utilizam o TikTok como “altifalante” e catalisador, para envolver as pessoas e sensibilizar para questões sociais essenciais. Ao fazê-lo, fomentam a defesa e o desejo de trazer a mudança para o mundo real: a importância de proteger o planeta (#EcoTok 1,2 mil milhões), o respeito pela diversidade (#WDSD 28,6 milhões), a liberdade de ser quem se é (#ComingOut 11 mil milhões de visualizações), são exemplos dados pelos responsáveis da plataforma.

Através do TikTok tornei-me numa agente de mudança de mentalidades. Sou booktoker e uma voz ativa na representação da comunidade LGBT. Continua a haver muitas dúvidas e mitos sobre este tema. Mas, tenho sentido que, cada vez mais pessoas – desde jovens a mais idosos, procuram saber mais sobre este tema e procuram-me para perceber que livros recomendo. A literatura é muito importante para mim mas o que mais gosto me dá, é poder dar o meu contributo para que mais pessoas se eduquem e saibam mais sobre a comunidade LGBT e assim contribuir para uma sociedade mais inclusiva“, explicou Beatriz Rosa, conhecida no TikTok como @rosasininho.

Os responsáveis da plataforma de rede social referem: “Cada história faz do TikTok aquilo que é: uma plataforma para todos. Estamos extremamente gratos aos 3,3 milhões de pessoas em Portugal que acedem à nossa plataforma todos os meses para se inspirarem, aprenderem novas competências e conectarem-se a outras pessoas através de experiências partilhadas”.