Tornar Lisboa uma cidade europeia da inovação

Adaptar o projeto do Hub Criativo do Beato, em Lisboa, para promover o empreendedorismo e elevar a cidade a um lugar de inovação de nível europeu é uma das propostas de Carlos Moedas, na sua candidatura à presidência da Câmara Municipal.

Tornar Lisboa uma cidade europeia da inovação
Tornar Lisboa uma cidade europeia da inovação. Foto: TVEuropa

O antigo Comissário europeu, Carlos Moedas, quer “reavaliar e reorientar o projeto do Hub Criativo do Beato” para o tornar num grande polo “agregador de iniciativas privadas e públicas” de promoção do empreendedorismo. Uma estrutura orientada para apoio à criação e crescimento sustentado de empresas com elevado potencial, “para tornar Lisboa uma cidade de inovação e fábrica de unicórnios”.

Carlos Moedas, que se candidata à presidência da Camara Municipal de Lisboa nas eleições autárquicas, a ter lugar no dia 26 de setembro de 2021, indicou que pretende levar para a Câmara de Lisboa todo o conhecimento e experiência adquirida, enquanto Comissário europeu da investigação, ciência e inovação, nomeadamente sobre o que de melhor se está a fazer em outras cidades europeias.

De entre as várias propostas do programa de Carlos Moedas para Lisboa consta o apoio a centros de competência de “Internet of Things” (IoT) nas universidades e nas empresas, o cofinanciamento a cinco “living labs” com aplicações da IoT. Onde se insere a criação de uma rede de wifi ­municipal gratuita para os residentes a ser financiada pela taxa turística.

Outro dos propósitos apresentados por Carlos Moedas é tornar Lisboa num dos melhores centros do ensino informático na Europa através de um programa específico em articulação com “o Ministério da Educação e em diálogo com as universidades de Lisboa”.

Carlos Moedas encabeça a lista de candidatos à autarquia de Lisboa de uma coligação de partidos onde se inclui o PSD, CDS, PPM, MPT e Aliança. As últimas sondagens conhecidas e divulgadas colocam o candidato em segundo lugar a seguir a Fernando Medina, atual Presidente da Câmara e candidato pelo PS e pelo Partido Livre. Carlos Moedas referiu que as sondagens também indicam “que há muitos indecisos”.