Toronto recebe o Collision 2019

Collision 2019, a conferência de tecnologia norte-americana de mais rápido crescimento, vai realizar-se em Toronto, no Canadá, anunciou Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit, e Justin Trudeau, Primeiro-Ministro do Canadá.

Toronto recebe o Collision 2019
Toronto recebe o Collision 2019. Foto: DR

O Collision, o evento dedicado às tecnologias, vai realizar-se no Enercare Centre, em Toronto, Canadá, em 2019, anunciaram hoje Paddy Cosgrave, CEO e co-fundador do Web Summit, e Justin Trudeau, Primeiro-Ministro do Canadá.

O Collision é a conferência de tecnologia que mais tem crescido na América do Norte, indicou a organização em comunicado. Atualmente, na quinta edição, o Collision passou dos 5.000 participantes iniciais para 25,000 visitantes que este ano são esperados em Nova Orleães. Uma iniciativa da mesma organização do Web Summit que se realiza em Portugal nos primeiros dias de novembro.

O Collision que teve início em Las Vegas reúne CEO das maiores empresas mundiais, os fundadores das startups mais promissoras, investidores de topo e media de mais de 120 países. Depois da conferência se ter mudado para Nova Orleães onde se realizou durante três anos, tornou-se a mais significativa conferência de startups, investidores e tecnologia na América do Norte. Uma conferencia aplaudida como “anti-CES” e por rivalizar com o SXSW Interactive.

O Collision 2019 vai ter lugar de 20 a 23 de maio de 2019, no Enercare Centre, o maior local de conferências e exposições do Canadá, com quase 93 mil metros quadrados de espaço para exposição. É o sétimo maior equipamento deste tipo da América do Norte.

A conferência de quatro dias é o chapéu de outras 12 conferências que vão realizar-se em mais de seis palcos, dedicadas a setores como a Inteligência Artificial (IA), veículos autónomos e conectados, data, segurança, design, investimento, desenvolvimento de software, marketing, música e sustentabilidade.

Os organizadores esperam o Collision atraia mais de 900.000 participantes a Toronto nas próximas três edições e com isso um impacto económico esperado de 147 milhões de dólares.

A decisão da escolha de Toronto para a localização do Collision durante os próximos três anos a realização da conferência teve em conta que a cidade é um hub global, possui infraestruturas e equipamentos de topo e possui um dos mais ativos setores de tecnologia e startups do continente americano, incluindo um dos melhores hub de IA do mundo.

Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, referiu: “Estamos muito satisfeitos por anunciar que o Collision vai mudar-se para Toronto. Achamos que estamos a assistir a um período especial para o Canadá e para Toronto. Há uma enorme energia na cidade, bem como uma atmosfera muito cosmopolita, global e aberta. Vemos o início de várias empresas de grande qualidade e muitos talentos a sair da Universidade de Waterloo, da Universidade de Toronto e outras instituições.”

A região de Toronto é uma das maiores regiões de tecnologia do Canadá e a terceira maior de toda a América do Norte. O setor emprega 401.000 pessoas em 18.000 empresas tecnológicas, representando 15% de todos os empregos da região de Toronto. O crescimento deste setor regional tecnológico em 2016 foi mais rápido do que o da cidade de Nova Iorque e a de São Francisco juntos. Tendo em conta a atual taxa de crescimento, dentro de dois anos, Toronto pode vir a ter mais postos de trabalho relacionados com tecnologia do que Silicon Valley.

Para Paddy Cosgrave “Nova Orleães, a casa que acolheu o Collision durante três anos, é muito especial, mas o Collision precisava de crescer e precisávamos de encontrar uma base maior com uma mais conectividade global. Acredito que o Canadá e Toronto até agora têm crescido um pouco à sombra tecnológica dos Estados Unidos da América, mas isso está a mudar e muito rapidamente.”

Justin Trudeau, Primeiro-Ministro do Canadá, referiu:”Estou muito satisfeito por terem escolhido Toronto para acolher a conferência de tecnologia de maior crescimento da América do Norte para os próximos três anos, mas devo dizer que isto não é totalmente uma surpresa. Toronto é um hub de tecnologia global e um exemplo da diversidade que é a nossa força. Aqui, no Canadá, sabemos que a inovação e a inclusão andam de mãos dadas e o resto do mundo já se apercebeu disso.”

O responsável pelo Governo canadiano acrescentou: “Vemos chegar talento tecnológico ao nosso país em números recordes e, com as nossas competências e plano de inovação” tudo estar a ser feito para “que seja mais fácil para os inovadores serem bem-sucedidos e para os investidores nos apoiarem. Quer seja através da estratégia global de competências, aos superclusters de inovação ou à estratégia de empreendedorismo entre as mulheres, sabemos que o Collision irá trazer ainda mais energia e visão ao panorama de tecnologia de Toronto.”