Tortura: Conselho Europeu reforça política da União Europeia

Política da União Europeia é reforçada em relação a tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes. O Conselho Europeu emitiu hoje concordância com as diretivas revistas sobre política da União Europeia.

Tortura: Conselho Europeu reforça política da União Europeia
Tortura: Conselho Europeu reforça política da União Europeia. Foto: © Rosa Pinto

O Conselho Europeu adotou hoje várias conclusões sobre as diretrizes revistas sobre a política da União Europeia (UE) em relação a países terceiros sobre matéria de tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes:

1. O Conselho acolhe favoravelmente as diretrizes da política da UE para países terceiros em matéria de tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes e aprova as diretrizes revisadas. O Conselho continua seriamente preocupado com o uso generalizado de tortura e outros maus-tratos em todos os países do mundo.

2. O Conselho lembra que a proibição da tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes é absoluta no direito internacional. A luta contra a tortura e outros maus-tratos está consagrada no quadro jurídico e político da EU, e a UE continuará a opor-se a qualquer tentativa de limitar essa proibição absoluta. A este respeito, a UE e os seus Estados-Membros reafirmam o seu total empenhamento no combate à tortura e outros maus-tratos a nível mundial, em conformidade com os tratados e normas internacionais e regionais relevantes em matéria de direitos humanos, incluindo a administração da justiça e a condução de conflitos armados.

3. A UE continuará a opor-se fortemente e condenar o uso de tortura e outros maus-tratos por atores estatais e não estatais, onde quer que ocorra e seja qual for a sua forma, usando todas as ferramentas à sua disposição. O Conselho reconhece a relevância de uma abordagem abrangente para erradicar a tortura, abrangendo todos os elementos essenciais: proibição, prevenção, responsabilização e reparação das vítimas.

Neste contexto, o Conselho salienta a importância de salvaguardas processuais, especialmente nas primeiras horas de detenção, para evitar tortura e outros maus-tratos.

4. A UE apela a todos os Estados para que cumpram plenamente as suas obrigações em matéria de direitos humanos nos termos do direito internacional, inclusive no combate ao terrorismo, migração, tráfico de seres humanos e outros ambientes de gestão de crises, com especial atenção para as pessoas nas situações mais vulneráveis. A UE também destaca a importância de integrar as salvaguardas contra a tortura e outros maus-tratos em todas as ações e políticas.

5. Envolver-se com todas as principais partes interessadas e tomar ações conjuntas é fundamental para a erradicação da tortura. O Conselho salienta a importância de fortalecer ainda mais a cooperação com os mecanismos da ONU e órgãos regionais, bem como com outros atores relevantes, como o Tribunal Penal Internacional. O Conselho reconhece igualmente o papel fundamental das instituições nacionais de direitos humanos e dos mecanismos nacionais preventivos independentes, bem como das organizações da sociedade civil e defensores dos direitos humanos na luta contra a tortura e outros maus-tratos.

6. O Conselho observa com satisfação os progressos realizados pela Aliança Global para o Comércio Livre de Tortura, um esforço inter-regional que reúne mais de 60 países comprometidos com o fim do comércio de bens usados ​​para tortura e pena capital globalmente. O Conselho congratula-se com a resolução da Assembleia Geral da ONU sobre comércio livre de tortura e apoia fortemente os esforços para estabelecer padrões internacionais comuns nesse campo. Congratula-se também com o trabalho em andamento sobre a revisão do Protocolo de Istambul sobre Investigação e Documentação Eficaz da Tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes.

7. As diretrizes revistas fornecem orientações práticas para as instituições da UE e os Estados-Membros, inclusive sobre a ampla gama de ferramentas que podem ser usadas no seu envolvimento com países terceiros e em fóruns multilaterais de direitos humanos para apoiar os esforços em andamento para erradicar a tortura e outros maus-tratos em todo o mundo. O Grupo de Trabalho sobre Direitos Humanos do Conselho (COHOM) acompanhará sua implementação em estreita cooperação, quando apropriado, com outros grupos de trabalho do Conselho.