Tráfego no aeroporto de Orly retomado depois de ataque a militar

Polícia antiterrorista está a investigar para determinar o perfil do homem que esta manhã atacou um militar no aeroporto de Orly, e acabou abatido a tiro. Depois da polícia revistar o aeroporto o tráfego aéreo foi retomado.

Terminal Sul do aeroporto de Orly
Terminal Sul do aeroporto de Orly

Bernard Cazeneuve, primeiro-ministro francês indica, em comunicado que está em curso um inquérito conduzido pela seção da polícia antiterrorista de Paris que “irá permitir determinar o perfil e as motivações do indivíduo e reconstruir o seu percurso”.

O Primeiro-ministro saúda o grande profissionalismo dos militares na operação ‘Sentinela’ e as forças de segurança pública que intercetaram de manhã o homem que mais tarde no aeroporto de Orly foi neutralizado.

Bernard Cazeneuve endereça o seu apoio aos polícias feridos no controlo de estrada efetuado ao ‘assaltante’ logo de madrugada.

“O conjunto de dispositivos colocados em marcha para fazer face ao autor da ação violenta sobre o nosso solo foram ativados, e implicaram todas as forças de segurança e de socorro, assim como de controlo das fronteiras”, refere, no comunicado, Bernard Cazeneuve.

O ministro do Interior reuniu os serviços de segurança e de informação para fazer o ponto da situação e avaliar os meios em campo no quadro de estado de emergência como do controlo de fronteiras.

O primeiro-ministro agradece, no comunicado, aos passageiros e utilizadores do aeroporto de Orly que aguardaram calmamente, assim como aos agentes que trabalhavam na plataforma aeroportuária.

As células de crise da Direção Geral da Aviação Civil e dos Aeroportos de Paris foram mobilizados em ligação com o ministro dos transportes para providenciar meios e serviços de transporte aos passageiros e restabelecer o trafego aéreo no aeroporto no mais curto espaço de tempo.

Os serviços do aeroporto apelam aos passageiros que antes de se deslocarem ao aeroporto confirmem a marcação do seu voo.