Tráfico de drogas está a devastar comunidades com substâncias mais potentes, perigosas e mortais

Tráfico de drogas está a devastar comunidades com substâncias mais potentes, perigosas e mortais
Tráfico de drogas está a devastar comunidades com substâncias mais potentes, perigosas e mortais. Foto: © ONU

No Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, referiu, em declaração, que “o comércio global de drogas ilícitas continua a causar danos devastadores: ceifando vidas, destruindo serviços de saúde pública e a alimentar a violência e o crime organizado”.

António Guterres, afirmou que “o tráfico de drogas está a devastar comunidades com substâncias mais potentes, perigosas e mortais do que nunca. Enquanto isso, redes criminosas atacam os mais vulneráveis ​​– especialmente mulheres e jovens –, arrecadando centenas de mil de milhões anualmente com o tráfico ilícito de drogas.

Ao assinalar o Dia Internacional, este ano o Secretário-Geral das Nações Unidas destacou a prevenção como a estratégia que considerada essencial “para deter o fluxo de drogas que alimenta o crime organizado em todo o mundo”.

Para o Secretário-Geral das Nações Unidas as medidas a adotar devem passar por reduzir a procura investindo em educação, no tratamento, e em medidas de redução de danos e cuidados. Ao mesmo tempo deve-se olhar para a indústria de produção e eliminar laboratórios ilícitos e oferecer alternativas viáveis ​​aos agricultores, mas também acabar com as redes de tráfico fortalecendo as rotas comerciais globais e sufocando os fluxos financeiros das redes criminosas, mas garantindo sempre o respeito aos direitos humanos.

Vamo-nos comprometer novamente a acabar com o abuso e o tráfico de drogas, unindo-nos para desmantelar as redes criminosas e quebrar o ciclo de sofrimento e destruição de uma vez por todas”, conclui o Secretário-Geral das Nações Unidas.