Transporte ferroviário vai ser promovido na União Europeia

Comissão Europeia adota a 2021 como Ano Europeu do Transporte Ferroviário. A iniciativa pretende promover o comboio como o meio de transporte de passageiros e mercadorias em toda a União Europeia. Um meio seguro e sustentável.

Transporte ferroviário vai ser promovido na União Europeia
Transporte ferroviário vai ser promovido na União Europeia. Foto: © Rosa Pinto

Comissão Europeia pretende dar uma nova dimensão ao Transporte Ferroviário através de um reforço de meios e incentivando a utilização por este meio de transporte pelos cidadãos e pelas empresas.

Na União Europeia, o transporte ferroviário é responsável por menos de 0,5 % das emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com os transportes, o que faz da ferrovia uma das formas mais sustentáveis de transporte de passageiros e de mercadorias.

Dados indicam que entre outros benefícios, o transporte ferroviário é ainda excecionalmente seguro, interligando as pessoas e as empresas em toda a UE através da rede transeuropeia de transportes. Dados referentes aos anos de 2011 a 2015 mostram que o número de fatalidades por comboio foi de 0,1 por cada mil milhões de passageiros por quilómetro.

Apesar destas vantagens, apenas 7 % dos passageiros utilizam o transporte ferroviário e somente 11 % das mercadorias são transportadas de comboio.

A iniciativa da Comissão Europeia relativa ao Ano Europeu do Transporte Ferroviário tem como objetivo criar uma dinâmica para promover o comboio como meio de transporte de passageiros e de mercadorias, e assim, reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa e a poluição provenientes dos transportes da UE, e desta forma contribuindo para os esforços da UE no âmbito do Pacto Ecológico Europeu de neutralidade climática até 2050. Sendo que o Pacto Ecológico Europeu tem o objetivo de reduzir em 90 % as emissões dos transportes até 2050.

Adina Vălean, Comissária Europeia responsável pelos Transportes, declarou: “A nossa mobilidade futura tem de ser sustentável, segura, confortável e comportável. O transporte ferroviário oferece tudo isso e muito mais!”

A Comissária acrescentou: “O Ano Europeu do Transporte Ferroviário oferece-nos a oportunidade de redescobrir este modo de transporte. Graças a uma série de ações, aproveitaremos esta oportunidade para ajudar o setor ferroviário a realizar o seu pleno potencial”, e para isso “convido todos a participarem no Ano Europeu do Transporte Ferroviário.”

A Comissão Europeia considera que com aplicação do 4.º pacote ferroviário em 2021 vai ser dado um forte impulso para o desenvolvimento de um espaço ferroviário europeu único: uma rede ferroviária europeia mais eficiente e uma mobilidade transfronteiras sem descontinuidades.

2021 é o ano do transporte ferroviário

No âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário vão ser realizados vários eventos, projetos e atividades em toda a União Europeia que permitirão destacar a dimensão multifacetada do transporte ferroviário – nomeadamente, a posição de liderança mundial de uma indústria ferroviária inovadora, o papel do setor ferroviário na cultura e no património europeus, bem como a sua importância para interligar as regiões, as pessoas e as empresas, além do seu papel no turismo sustentável e nas relações da União Europeia com os países vizinhos.

A agenda legislativa da Comissão irá igualmente refletir o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, com propostas relativas a uma nova parceria industrial ferroviária, melhores ligações para o transporte ferroviário com outros modos de transporte e o objetivo de tornar o transporte de mercadorias globalmente mais sustentável, como consta da Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, adotada pela Comissão Europeia.