Transtech vai aplicar 326.000 euros na evolução tecnológica de empresas

Projeto TRANSTECH já arrancou com iniciativas para dinamizar, na Região Norte, Centro e Alentejo. Iniciativas para a inovação, a transformação digital e a integração em cadeias de valor globais das empresas portuguesas.

0
Transtech vai aplicar 326.000 euros na evolução tecnológica de empresas
Transtech vai aplicar 326.000 euros na evolução tecnológica de empresas

O projeto TRANSTECH que tem como objetivo dinamizar, na Região Norte, Centro e Alentejo, um conjunto de iniciativas que têm como alvo a inovação, a transformação digital e a integração em cadeias de valor globais das empresas portuguesas, já teve inicio.

O projeto que é dinamizado pela TecParques e pela Portuspark, duas entidades das quais o TECMAIA é associado, pretende fomentar a competitividade e a produtividade, disponibilizando o conhecimento e a tecnologia existentes nos parques de Ciência e Tecnologia.

As pequenas e médias empresas (PME) são o público-alvo do novo programa de qualificação tecnológica a desenvolver até setembro de 2022 para ajudar à inovação e ao desenvolvimento de diferentes fileiras da economia. Agroalimentar, Automóvel, Aeronáutica, Energia e Descarbonização são áreas-chave do projeto, pelo seu potencial de impacto e capacidade de influência no restante ecossistema económico e industrial português.

O orçamento do projeto é de 326.000 euros financiado em 85% pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização e que irá prolongar-se até setembro de 2022. Está já em curso a elaboração de um diagnóstico estratégico à economia das regiões Norte, Centro e Alentejo, para apurar a realidade das suas empresas, serviços, produtos, fatores de diferenciação, áreas de conhecimento, entidades de transferência de tecnologia e centros de Investigação.

Em curso está também uma série de workshops estratégicos e temáticos em domínios prioritários para a evolução das PME, com base nas boas práticas de setores prioritários e com grande potencial de influência, entre os quais o Agroalimentar, Automóvel, Aeronáutica e Energia.

O TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia associou-se como um dos parques promotores e inclusivos duma certa dinâmica que pretende impulsionar as empresas e os profissionais.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!