Tratamento contra a malária testado com sucesso

Nova combinação de fármacos curou da malária todos os 83 casos objeto de estudo. Os pacientes, com idade entre um a 30 anos, infetados com o patógeno do Plasmodium falciparum receberam o medicamento durante três dias.

Tratamento contra a malária testado com sucesso
Tratamento contra a malária testado com sucesso. Foto: Rosa Pinto

Uma equipa de investigação internacional realizou testes clínicos de fase II bem-sucedidos de uma nova medicação contra a malária. O tratamento levou a uma cura de 83 casos. A nova combinação de fármacos foi desenvolvida pelo professor Peter Kremsner do Instituto Tübingen de Medicina Tropical e pela empresa DMG Deutschen Malaria GmbH. O estudo foi recentemente publicado na Clinical Infectious Diseases, que é de acesso livre.

No estudo, os investigadores testaram a eficácia, tolerabilidade e segurança de uma combinação dos fármacos Fosmidomycin e Piperaquine. A dupla medicação foi administrada durante três dias a pacientes com idade entre 1 a 30 que foram infetados com malária através do patógeno do Plasmodium falciparum.

Nos 83 casos a que foi administrada a medicação, houve uma taxa de cura de 100%. Os pacientes toleraram bem o tratamento e levaram a uma rápida redução dos sintomas clínicos.

As questões mais seguras foram limitadas às mudanças nas leituras de eletrocardiograma, como foi descrito para Piperaquine.

O estudo foi realizado no Centro de investigações Médicas de Lambaréé (CERMEL), no Gabão, dadas as ligações com a Universidade de Tübingen. O apoio financeiro veio da organização sem fins lucrativos ‘Medicines for Malaria Venture’.

“Este estudo representa um marco na investigação clínica com Fosmidomycin”, referiu Tübingen Professor de Medicina Tropical, Peter Kremsner. A substância foi originalmente extraída de Streptomyces lavendulae e hoje pode ser produzida sinteticamente.

O Fosmidomycin bloqueia uma via metabólica para a produção de isoprenóides no patógeno da malária. Isso torna o patógeno da malária incapaz de metabolizar ou reproduzir. Como os isoprenoides são formados através de um caminho de síntese diferente no corpo humano, os seres humanos não têm estruturas alvo para Fosmidomycin. Por esta razão, os humanos toleram bem a droga e sofrem apenas efeitos colaterais. Além disso, este mecanismo exclui a possibilidade de resistência cruzada aos medicamentos utilizados em tratamentos anteriores de malária.

A nova combinação cumpre as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para terapias combinadas. Os dois mecanismos dos fármacos contra estruturas de alvo diferentes significam que eles atacam o parasita na corrente sanguínea independentemente um do outro. Isso atende aos requisitos da OMS para um tratamento rápido e eficaz da fase aguda da infeção e para a proteção contra a recaída devido ao reaparecimento da infeção.

Os investigadores dizem que o mecanismo efetivo ajuda a retardar a formação de uma possível resistência. Mais estudos estão em planeamento para otimizar a dose.