Tratamento inovador de cancro da próstata com ultrassom

Especialistas do Centro Médico da Universidade de Hackensack, EUA, mostram que o uso de sistema robótico que usa ultrassom para destruir o cancro da próstata é eficaz e com menores riscos de efeitos colaterais.

Tratamento inovador de cancro da próstata com ultrassom
Tratamento inovador de cancro da próstata com ultrassom. Credito: Focal One

Cerca de 1 em cada 8 homens será diagnosticado com cancro da próstata durante a vida. Em setembro, Mês de Conscientização sobre o Cancro da Próstata, o Hackensack University Medical Center está partilha a notícia de um tratamento inovador não invasivo para o cancro da próstata que usa tecnologia de ultrassom focalizado de alta intensidade.

O tratamento utiliza um sistema robótico avançado de ultrassom focado de alta intensidade que permite que aos urologistas, como os do Hackensack University Medical Center atingirem e destruírem com precisão o tecido doente da próstata usando ondas sonoras. Um recurso que minimiza o risco de efeitos colaterais, como incontinência urinária e disfunção erétil, que são associados a cirurgia para remover a próstata e à radioterapia.

O sistema robótico, Focal One, combina orientação de imagem de ultrassom em tempo real com imagem de ressonância magnética (MRI) e dados de biópsia para criar uma imagem 3D da área de tratamento alvo. Usando uma pequena sonda inserida no reto, um urologista navega até o tumor usando orientação de imagem 3D, direciona a energia do ultrassom de alta velocidade para a área alvo e faz a ablação, ou destrói, apenas a porção doente da próstata – sem a necessidade de incisão.

A fusão das tecnologias permite que os urologistas destruam tumores com maior precisão e menos danos ao tecido saudável circundante, minimizando o risco de efeitos colaterais associados à cirurgia de prostatectomia radical ou à radioterapia.

A adição do Focal One baseia-se na reputação do Departamento de Urologia de atendimento multidisciplinar de última geração para cancros urológicos. Nos últimos 15 anos, o urologista do Hackensack University Medical Center, Kevin Basralian, tem viajado por todo o mundo – incluindo Bahamas, Suíça e Canadá, onde a tecnologia foi aprovada há anos – para realizar procedimentos de combate ao cancro da próstata.

“Tenho pacientes que me procuram em busca de uma segunda e terceira opinião, mas não sabem que a terapia focal é uma opção”, disse Kevin Basralian. “A máquina Focal One é fenomenal, o tratamento é incomparável e queremos que nossos pacientes tenham acesso às terapias que lhes proporcionem os melhores resultados possíveis após o tratamento do cancro da próstata.”