Três filmes finalistas do Lux Prémio do Público são exibidos na Cinemateca

Três filmes finalistas do Prémio de Cinema do Parlamento Europeu são exibidos na Cinemateca, a 16, 18 e 20 de maio. O “Fogo Fátuo”, do português João Pedro Rodrigues; “Alcarràs”, de Carla Simón; e “Triângulo da Tristeza”, de Ruben Östlund.

Três filmes finalistas do Lux Prémio do Público são exibidos na Cinemateca
Três filmes finalistas do Lux Prémio do Público são exibidos na Cinemateca. Foto: Rosa Pinto

O Lux Prémio Europeu do Público para o Cinema traz à grande tela, na Cinemateca em Lisboa, Três filmes finalistas do Prémio de Cinema do Parlamento Europeu, vão estar em exibição na Cinemateca, em Lisboa. Entre os três filmes está o “Fogo Fátuo”, do realizador português João Pedro Rodrigues; “Alcarràs”, de Carla Simón; e “Triângulo da Tristeza”, de Ruben Östlund.

Dia 16 de maio, às 19h00, o filme “Fogo Fátuo”, uma coprodução de Portugal e França, que retrata a vida do jovem príncipe Alfredo que decide enveredar pela carreira de bombeiro para ajudar Portugal no combate aos incêndios que anualmente têm vindo a assolar o país, a desafiar o status quo e o conservadorismo da família deste jovem.

Dia 18 de maio, às 19h00, o filme “Alcarràs“, uma coprodução de Espanha e Itália, que conta a história da família Solé que há várias décadas se dedica ao cultivo de pessegueiros, como forma de vida e de sustento. Um dia recebem uma notificação do senhorio que lhes dá até ao final do verão para abandonar a terra, pois pretende aí instalar painéis solares. Retrato do mundo rural catalão entre a tradição e a modernidade, em que cada elemento da família demonstrará formas diferentes de abordar o futuro. O filme é vencedor do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim.

Dia 20 de maio, às 21h30 é exibido o filme “Triângulo da Tristeza”, uma coprodução da Suécia, Reino Unido, EUA, França e Grécia, é uma comédia que explora com sarcasmo temas das hierarquias sociais, assim como do valor económico da beleza. Uma sátira aos hábitos contemporâneos, colocando um casal de modelos num cruzeiro de luxo, onde viajam também um oligarca russo e um casal britânico vendedores de armamento. O pano cai quando o navio naufraga, os passageiros acabam numa ilha deserta, a lutar pela sobrevivência. As hierarquias invertem-se quando a única pessoa que sabe pescar é a empregada de limpeza. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2022.