Três portuguesas nomeadas chefes de delegação da União Europeia

Isabel Pedrosa, na Venezuela, Cristina Martins Barreira, no Togo e Sofia Moreira de Sousa, em Cabo Verde, são as três portuguesas nomeadas para chefiar as delegações do Serviço Europeu de Ação Externa. Com esta nomeação passam a nove os portugueses neste cargo.

Representação externa da UE
Representação externa da UE. © União Europeia

A Comissão Europeia nomeou três portuguesas para chefiarem delegações da União Europeia (UE) em três países. O cargo de chefe de delegação do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) tem como “função principal as relações diplomáticas da UE com países terceiros e a condução da política externa e de segurança europeia nesses países.”

Para chefiar a Delegação da UE na Venezuela foi nomeada Isabel Pedrosa, para a Delegação do Togo a nomeação recaiu em Cristina Martins Barreira, e em Cabo Verde a delegação vai ser chefiada por Sofia Moreira de Sousa.

O serviço diplomático da UE, sedeado em Bruxelas, foi criado em 2011, e dispõe de 139 delegações em todo o mundo. Com a nomeação agora das três portuguesas passam a nove o número de delegações entregues a portugueses, e incluem, neste momento, as delegações de Timor Leste, Níger, Brasil, Guiné-Bissau, Colômbia e Nações Unidas.

Os principais objetivos do serviço diplomático da UE são “garantir uma maior coerência e eficácia da política externa da União, reforçando, assim, a influência da Europa a nível mundial”, e “promover a paz através de apoio político, económico e prático, garante a segurança ao abrigo da política comum de segurança e defesa e mantém boas relações com os vizinhos mais próximos da UE através da política europeia de vizinhança.”

O Serviço Europeu de Ação Externa “presta ainda ajuda ao desenvolvimento e ajuda humanitária, dá resposta a situações de crise e contribui para a luta contra as alterações climáticas.”

No cargo de Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e Politica de Segurança está Federica Mogherini, também Vice-Presidente da Comissão Europeia.