Troca de prisioneiros no leste da Ucrânia

Secretário-Geral das Nações Unidas considerou um passo positivo a troca de mais de 300 prisioneiros e detidos no leste da Ucrânia, que decorreu dia 27 de dezembro. Um compromisso dos acordos de Minsk.

Secretário-Geral das Nações Unidas
Secretário-Geral das Nações Unidas. Foto: UN/Eskinder Debebe

O Secretário-Geral das Nações Unidas congratulou-se com a troca de mais de 300 prisioneiros e detidos que teve lugar no leste da Ucrânia, em 27 de dezembro, indica comunicado da Organização das Nações Unidas. António Guterres elogiou “todos os que fizeram com que isso acontecesse.”

António Guterres “espera que este ato humanitário possa servir como um passo positivo para fortalecer a confiança entre os lados”, e nessa linha “exorta todas as partes a tomarem novas medidas neste espírito, inclusive respeitando plenamente e mantendo o acordo de cessar-fogo e continuando a trabalhar em conjunto para cumprir todas os compromissos nos termos dos acordos de Minsk”. Um acordo de paz que assinado em setembro de 2014.

O conflito no leste da Ucrânia, envolvendo grupos de separatistas das regiões de Donetsk e Lugansk, teve início há quatro, depois da saída do poder do ex-presidente e da anexação da Crimeia pela Rússia, e já provocou mais de um milhão e meio de deslocados e mais de 10 mil ucranianos morreram.