Turcifal inaugura nova Escola Básica Carlos Bernardes

Turcifal, em Torres Vedras, tem nova Escola Básica. A Escola Básica Carlos Bernardes está dotada de instalações com capacidade para 156 alunos do 1º ciclo e 75 do pré-escolar. Na inauguração foi lembrado Carlos Bernardes, antigo autarca torriense.

Turcifal inaugura nova Escola Básica Carlos Bernardes
Turcifal inaugura nova Escola Básica Carlos Bernardes. Foto: DR

A nova Escola Básica de Turcifal, Torres Vedras, em funcionamento desde o início do ano letivo de 2021/2022, foi agora inaugurada a 11 de fevereiro de 2022, dia em que se assinalou o aniversário de nascimento de Carlos Bernardes, antigo Presidente da Câmara de Torres Vedras, já falecido, e que agora dá nome à escola.

A Escola Básica Carlos Bernardes está dotada de seis salas de aula do 1º ciclo, com capacidade máxima para 156 alunos, possui três salas de educação pré-escolar, com capacidade máxima para 75 alunos. Aos espaços de ensino junta: uma sala polivalente, uma sala de ambiente educativo inovador, uma sala de docentes, uma sala de não docentes, duas salas de trabalho e atendimento, uma biblioteca, uma copa, um refeitório e espaço de recreio coberto e descoberto.

A cerimónia de inauguração juntou Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), João Carlos Caldeira, presidente da Junta de Freguesia de Turcifal, Rita Sammer, diretora do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Maria João, coordenadora da Escola, e os familiares de Carlos Bernardes, Rafael e Clara Bernardes, que acompanharam a bênção das instalações da Escola pelo Padre Paulo Antunes.

“O Turcifal sempre se orgulhou por ter um ensino de excelência”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de Turcifal, e acrescentou que este novo equipamento é importante para continuar a melhorar o ensino na freguesia, quando Turcifal “está a comemorar o seu vigésimo quinto aniversário de elevação a vila”.

A diretora do Agrupamento de Escolas Madeira Torres afirmou: “É uma honra que o nome de Carlos Bernardes fique associado a uma escola do nosso agrupamento”, e sublinhou que a antiga Escola Básica de Turcifal “nunca deixou de prestar um excelente serviço educativo”.

Para a presidente da CCDR Centro a nova escola é “um espaço belíssimo, com umas condições excecionais do ponto de vista físico e também do ponto de vista humano”, e acrescentou que “Torres Vedras tem sido muitas vezes parceira da CCDR em projetos avançados”, e a Escola Básica Carlos Bernardes é um dos exemplos do bom uso dos fundos comunitários

“O Município de Torres Vedras tem prosseguido ao longo dos anos com uma manifesta intencionalidade educadora nas suas políticas, investindo de forma muito diversa na valorização dos espaços e das estruturas de ensino”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Para a autarca a Escola Básica Carlos Bernardes é um exemplo desse investimento, “uma escola com espaços simultaneamente acolhedores e desafiantes, aptos para um trabalho colaborativo e de inovação pedagógica, essenciais para a formação de jovens cidadãos livres, felizes e solidários”.

A autarca também recordou Carlos Bernardes, referindo que “o seu nome permanecerá eternamente ligado a esta freguesia e a Torres Vedras”, e referiu as palavras de Carlos Bernardes, aquando do lançamento da primeira pedra do edifício da escola em 2019: “A comunidade educativa tem de ser vista como uma família, pois só em família conseguimos ser mais fortes”.