Turismo atingiu 40 milhões de dormidas até agosto

Turismo em Portugal continua a crescer em turistas, dormidas e receitas. INE indica que turistas oriundos dos EUA cresceram 43,6%, da Suécia 30,6% e do Brasil 30,1%. Os proveitos do turismo nos primeiros oito meses foram de 2,3 mil milhões de euros.

Turistas em Lisboa
Turistas em Lisboa. Foto: Rosa Pinto

Instituto Nacional de Estatística (INE) revela, no boletim mensal, publicado hoje que a atividade turística no mês de agosto registou em Portugal um crescimento em hóspedes, dormidas e proveitos. Assim, nos primeiros oito meses do ano, o país recebeu cerca de 14 milhões de hóspedes, 39,9 milhões de dormidas e gerou 2,3 mil milhões de euros de proveitos.

Durante o ano de 2017, até ao fim de agosto, o país teve um acréscimo de turistas de 8,6%, um acréscimo de dormidas de 7,8% e de proveitos de 16,1%.

No mês de agosto, Portugal registou 2,4 milhões de hóspedes, ou seja, mais 4,6%, 7,8 milhões de dormidas, mais 3,2% e 502,8 milhões de euros de proveitos, ou seja, mais 16,1%. Comparando com o mês homólogo de 2016 e em termos absolutos estas percentagens representam mais 107 mil turistas e mais 240 mil dormidas.

Os dados do INE indicam que todas as regiões registaram aumentos, com especial destaque para os Açores, com mais 15,8%, no Alentejo com mais 6,4% e no Centro com mais 6,2%.

Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, referiu, citada em comunicado, que os dados agora divulgados comprovam que “o turismo é uma das atividades económicas que mês após mês, está com resultados muito positivos”, e não confirmam que “a atividade turística esteja a desacelerar”, pelo contrário o “turismo está a crescer mais de 16% nos proveitos, mais de 8% em hóspedes e mais de 7% em dormidas.”

A Secretária de Estado do Turismo conclui que “ é muito interessante verificar que crescimento está a acontecer principalmente na época baixa, pelo que em agosto a taxa de crescimento é naturalmente inferior aos dos outros meses. Se compararmos os dados hoje conhecidos com o período homólogo de 2015 crescemos 18,3% em hóspedes, 17,3% em dormidas e 35,2% em proveitos.”

Os dados do INE destacam que os mercados emissores de turistas estão a ser diversificados e a consolidar-se dado que os turistas oriundos dos EUA cresceram 43,6%, os turistas da Suécia 30,6% e os turistas brasileiros cresceram 30,1%.