Turismo de Portugal investe em promoção na Alemanha 6,5 M€

Alemanha é um dos principais emissores de turistas para Portugal, e os turistas alemães foram os mais aumentaram os consumos em 2016. O Turismo de Portugal vai reforçar a promoção na Alemanha investindo 6,5 milhões de euros.

Turismo em Portugal
Turismo em Portugal. Foto: Rosa Pinto

Alemanha foi, em 2016, um dos principais mercados emissores de turistas para Portugal, e os turistas alemães foram os que maior crescimento tiveram em termos de receitas geradas, com um total de 5,3 milhões de dormidas, correspondendo a mais 500 mil em relação a 2015, ou seja 10% do total de dormidas.

Da Alemanha vieram 1,2 milhões de hóspedes que geraram 1,5 mil milhões de euros de receitas, representam quotas de 11% e 18%, respetivamente do total, em 2016.

Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, que visou em Berlim a 51.ª edição da Bolsa Internacional de Turismo (ITB – Internationale Tourismus Börse), destacou o maior crescimento das receitas face ao número de turistas, referindo que “estamos a atingir o segmento que gasta mais e, claramente, verificamos um maior crescimento na época baixa”, acrescentado que “este é um mercado crucial para a sustentabilidade do turismo ao longo do ano.”

Para 2017, o Governo mantêm as perspetivas de crescimento, com o Turismo de Portugal a investir mais 23% na promoção no mercado alemão, num total de 6,5 milhões de euros, e com o reforço das ligações aéreas, nomeadamente em época baixa.

Portugal fez-se representar na ITB com um stand de 720 metros quadrados, onde para além das sete associações regionais de promoção turística, marcaram presença 67 empresas. Um número que é “o reflexo da importância que o mercado alemão assume para o turismo nacional.”

Durante a estada em Berlim, Ana Mendes Godinho teve reuniões com diversos operadores e jornalistas, tendo verificado do “interesse do mercado alemão por conhecer diferentes ofertas turísticas em Portugal.”