Turistas aumentam 9,7 por cento em junho

Turismo continua a crescer no primeiro semestre de 2019, com junho a ter um crescimento de 9,7% e os proveitos a crescerem os 11,8%, em relação ao mês homólogo de 2018. Os EUA são mercado de origem com maior crescimento.

Turistas aumentam 9,7 por cento em junho
Turistas aumentam 9,7 por cento em junho. Foto: © Rosa Pinto

A atividade turística continua a crescer em 2019. Em junho, dados do Instituto Nacional de estatística (INE) indicam que a atividade turística registou “um crescimento expressivo” face ao mesmo mês do ano passado. Os hóspedes registaram um crescimento de 9,7%, as dormidas aumentaram 5,6% e os proveitos cresceram 11,8%.

Em relação ao mesmo período de 2015, no primeiro semestre de 2019 verificou-se um aumento de 43,5% em hóspedes e de 68,7% em proveitos. No acumulado do primeiro semestre de 2019, os hóspedes cresceram 7,6%, as dormidas 4,7%, e os proveitos aumentaram 7,9%.

Mercados de origem

Os mercados que mais cresceram em dormidas no primeiro semestre foram os EUA em 21,2%, o Canadá com 15,9%, a China com 15,9%, o Brasil com 11,5%, a Itália com um aumento de 10,8% e Reino Unido registou um crescimento de 1,6%. Os números mostram que está a verificar-se uma diversificação de mercados em linha com a Estratégia definida para o Turismo 2027.

Turismo sobe em todas as regiões

Os resultados de primeiro semestre mostram que o mapa turístico do país está a ser aberto e que a sazonalidade está a reduzir-se, com os maiores crescimentos em proveitos a serem registados no Alentejo, com 16,2%, no Norte, com 13,2% e nos Açores com 11,6%.

Atividade turística cada vez mais sustentável

Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, considera que “estes resultados do primeiro semestre de 2019 mostram que a atividade turística continua com grande dinamismo, a crescer ao longo do território e ao longo de todo o ano, mesmo depois de um ano de recordes como foi 2018”.

A responsável do Governo concluiu: “Portugal é cada vez mais um destino imperdível nos 365 dias do ano, e a estratégia de diversificação de mercados que estamos a seguir, atraindo turistas de mercados que deixam mais valor e que viajam ao longo de todo o ano, está a tornar a atividade turística cada vez mais sustentável”.