UA desenvolve espuma isolante e resistente ao fogo

Espumas produzidas a partir do crude glicerol sem pré-tratamento apresentam ser isolantes e resistentes ao fogo. Os testes estão a ser feitos no Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) e do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Laboratório associado da UA, para diversas aplicações, no âmbito de uma tese de doutoramento.

Nuno Gama

O crude glicerol que resulta da produção do biodiesel possui diversas aplicações no mercado. Estas aplicações assentam no glicerol em estado puro, isto é, quando sujeito a pré-tratamento. Os testes levados a cabo na Universidade de Aveiro baseiam-se no glicerol sem o pré-tratamento.

Nuno Gama, que estuda a produção das espumas a partir do crude glicerol, no âmbito da tese de doutoramento, citado em comunicado da UA, refere que os ácidos gordos e ésteres metílicos que aparecem associados ao glicerol como subproduto do biodiesel, e que são extraídos no pré-tratamento, são até favoráveis na homogeneização da estrutura.

A espuma agora produzida tem sido submetida a testes de isolamento térmico, de isolamento acústico e de resistência ao fogo. Propriedades que são valorizadas na aplicação da espuma na construção civil.

Os resultados dos testes da resistência ao fogo foram apresentados por Nuno Gama no congresso da International Association of Advanced Materials (IAAM), em Deli, na Índia. Uma apresentação que foi distinguida com o ‘Young Scientist Award’.

Os testes realizados mostraram que a adição de grafite expandida ao glicerol não purificado resulta numa espuma que retarda a expansão do fogo, ao contrário do que acontece da espuma de poliuretano atualmente usada no isolamento dos edifícios. A adição de grafite expandida cria uma película que dificulta a reação com o oxigénio e a transferência de calor, resultando em menos calor e menor quantidade de fumo libertada, refere em comunicado a UA.

Nuno Gama testou a espuma em diversas outras vertentes, como a resistência mecânica e dureza e o comportamento no isolamento acústico. Os resultados dos testes mostraram que a espuma apresenta um comportamento igual ou melhor a outros materiais existentes no mercado.

A investigação permitiu também testar espumas com concentrações variáveis do crude glicerol não purificado e de outro poliól resultante da liquefação de borras de café. A espuma constituída por uma concentração superior de crude glicerol correspondeu a um maior coeficiente de absorção acústica a altas frequências. A outra espuma, com maior concentração do poliól resultante da liquefação de borras de café, mostrou ser mais eficaz na absorção de baixas frequências, indica a UA.