UA e Altice Labs vão criar laboratório de investigação

Universidade de Aveiro e o grupo Altice reforçam cooperação em investigação e experimentação em tecnologias emergentes de comunicação. As duas entidades assinaram protocolo para criar um novo laboratório de investigação.

UA e Altice Labs vão criar laboratório de investigação
UA e Altice Labs vão criar laboratório de investigação. Foto: © UA

O AlticeLabs@UA é o novo laboratório de investigação a ser criado na Universidade de Aveiro (UA) em parceria com a Altice Labs. O novo laboratório vai dedicar-se a investigação nas “áreas dos serviços Web emergentes, tecnologias IPTV, conteúdos digitais, usabilidade de aplicações e experiência do utilizador, sistemas de experiência colaborativa ou social e aplicações de IoT (Internet das Coisas)”, indicou a UA.

O laboratório vai ficar instalado no Departamento de Comunicação e Arte da UA, para apoiar “projetos promovidos por professores, investigadores e, também, projetos académicos enquadrados nas atividades curriculares de estudantes de pós-graduação da academia de Aveiro, nomeadamente estudantes do Mestrado em Comunicação Multimédia e da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação”.

A UA colabora há vários anos com a principal empresa de telecomunicações do país, a Portugal Telecom. Uma empresa que atualmente pertence ao grupo Altice. Agora, dando “continuidade ao conceito SAPO Labs UA”, a parceria é reforçada e envolve novas áreas de cooperação.

Através do AlticeLabs@UA a UA espera que se venham a obter “resultados de inovação disruptiva em áreas de extrema relevância, tais como na Televisão Interativa, Media Digital, ‘User Experience’ e novas formas de Interação com o Utilizador”.

O AlticeLabs@UA irá ter uma coordenação científica partilhada entre as duas entidades, para isso foi indicado pela UA os professores Fernando Ramos e Jorge Abreu, e pela Altice Labs os engenheiros Pedro Carvalho e Bernardo Cardoso.