Ucrânia recebe os dois primeiros helicópteros H225 para missões de serviço público

Airbus Helicopters entregou à Ucrânia os dois primeiros helicópteros H225, de uma encomenda de 21. Os H225 modificados vão operar em missões de serviços médicos de emergência, busca e salvamento, combate a incêndios e missões de polícia.

Ucrânia recebe os dois primeiros helicópteros H225 para missões de serviço público
Ucrânia recebe os dois primeiros helicópteros H225 para missões de serviço público. Foto: Airbus Helicopters

A Airbus Helicopters entregou os dois primeiros helicópteros H225 à Ucrânia, de uma encomenda de 21 aeronaves. Com estes H225 o Ministério do Interior da Ucrânia inicia a modernização da frota de helicópteros.

Uma aeronave é destinada a missões de busca e salvamento e a outra vai ser operada pela Guarda Nacional em missões policiais. A Airbus modificou os helicópteros H225, em apenas três meses, para dar resposta às missões de serviço público, e nas próximas semanas a Airbus Helicopters faz entrega de mais outros dois H225.

Arsen Avakov, Ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, referiu: “É com grande satisfação que celebramos hoje a chegada destes helicópteros, possibilitada pelo acordo intergovernamental assinado entre a Ucrânia e a França no início deste ano. Este acordo para a aquisição de 55 aeronaves vai permitir à Ucrânia fornecer à população uma gama completa de serviços de helicóptero, desde serviços médicos de emergência a busca e salvamento, combate a incêndios e missões de polícia”.

O ministro acrescentou: “Graças à excelente cooperação operacional com a Airbus, também vamos criar um centro local de treino e manutenção na Ucrânia para apoiar nossa nova frota de helicópteros moderna.”

Matthieu Louvot, Vice-Presidente Executivo de Suporte e Serviços da Airbus Helicopters, que participou da cerimónia de entrega dos H225 em Kiev, referiu: “Estamos satisfeitos por estes dois H225 terem chegado à Ucrânia num período de tempo recorde. Agora que os pilotos concluíram o treino de certificação H225 em França, a Ucrânia pode aproveitar imediatamente a capacidade de carga e alcance que oferecem os H225, e em conjunto com o piloto automático de última geração, que fornece precisão e reduz a carga de trabalho da tripulação, nas mais exigentes missões.”

O responsável da Airbus Helicopters referiu ainda que “um dos próximos passos é acompanhar o Ministério do Interior na criação de um centro de treino e manutenção dedicado aos helicópteros na Ucrânia.”

As primeiras entregas ocorreram no âmbito do contrato do Acordo Intergovernamental assinado em julho de 2018 para 55 aeronaves: 21 helicópteros H225 modificados, 10 novos helicópteros H145 e 24 helicópteros H125, todos destinados a busca e salvamento, serviços médicos de emergência e outras missões de serviços públicos.

Os H225 de duas turbinas da categoria de 11 toneladas são reconhecidos como uma referência em operações busca e salvamento e são utilizados por organizações de todo o mundo, incluindo a Guarda Costeira do Japão, a Guarda Costeira Espanhola e a Guarda Costeira Argentina.

Os benefícios para estas missões exigentes de busca e salvamento incluem uma sequência de descolagem de menos de cinco minutos, a capacidade para operar nos

mais variados tipos de clima, inclusive em situações de gelo, os modos de busca e salvamento e a precisão do piloto automático.

Os H225 oferecem excelente resistência e rápida velocidade de cruzeiro e podem ser equipados com uma ampla gama de equipamentos para poderem dar resposta aos diversos tipos de missão.