Ucrânia: União Europeia classifica de “ilegal e inaceitável” decisão da Rússia

Reconhecimento das repúblicas de Donetsk e Lugansk, pela Rússia, é “ilegal e inaceitável” declaram os Presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia. União Europeia prepara e anuncia hoje sanções.

Ucrânia: União Europeia classifica de “ilegal e inaceitável” decisão da Rússia
Ucrânia: União Europeia classifica de “ilegal e inaceitável” decisão da Rússia

O reconhecimento das repúblicas de Donetsk e Lugansk na zona leste da Ucrânia pela Federação Russa bem como o envio de tropas para essas regiões é considerado um ato ilegal pelo Presidente do Conselho Europeu e pela presidente da Comissão Europeia.

Charles Michel e Ursula von der Leyen referem em declaração que a decisão da Federação Russa é “ilegal e inaceitável”, e que “viola o direito internacional, a integridade territorial e a soberania da Ucrânia, os próprios compromissos internacionais da Rússia e agrava ainda mais a crise”.

Para as 16h00 de hoje está agendada uma reunião informal dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, presidida pelo Alto Representante e ao final da tarde será apresentado um primeiro pacote de sanções.

Este primeiro pacote de sanções pode incluir medidas:

  • contra os envolvidos na decisão ilegal;
  • contra bancos que estão a financiar militares russos e outras operações nos territórios Donetsk e Lugansk;
  • contra a capacidade do Estado e do governo russos de aceder aos mercados e serviços financeiros e de capitais da União Europeia, limitar o financiamento de políticas agressivas;
  • e o comércio das duas regiões separatistas de e para a União Europeia.

Os dois responsáveis europeus indicaram ainda que a União Europeia está preparada e disposta a adotar medidas adicionais, numa fase posterior, e se necessário à luz de novos desenvolvimentos.