UE apoia oposição ao regime da Bielorrússia com mais 30 milhões de euros

UE apoia oposição ao regime da Bielorrússia com mais 30 milhões de euros
UE apoia oposição ao regime da Bielorrússia com mais 30 milhões de euros

A Comissão Europeia disponibiliza mais 30 milhões de euros para apoiar “a imprensa independente, a sociedade civil e as organizações de direitos humanos, mantendo viva a possibilidade de uma Bielorrússia democrática, promovendo o empoderamento cívico, protegendo os direitos humanos e desenvolvendo o capital humano do país.”

A União Europeia (EU) já investiu 200 milhões de euros no apoio, ao que a Comissão Europeia designa como “sociedade civil bielorrussa”, desde as eleições de 2020 que classificou de “fraudulentas.”

O pacote de financiamento foi desenvolvido em estreita ligação com o que a Comissão Europeia designa por “forças democráticas e a sociedade civil bielorrussas”.

Assim, o novo financiamento “irá auxiliar as vítimas da repressão, apoiar os jornalistas que fornecem informações fidedignas e promover esforços para garantir a responsabilização pelos crimes do regime de Lukashenko.”

Para a Comissão Europeia a recente libertação de presos políticos é um passo positivo. No entanto, “todos os detidos políticos devem ser libertados incondicionalmente e ser autorizados a viver sem intimidação. Esta assistência contínua capacita a sociedade civil bielorrussa para ultrapassar a repressão do regime e mantém viva a perspetiva de uma Bielorrússia democrática no futuro. Isto é vital para uma Europa estável e segura.”

“O povo da Bielorrússia irá um dia moldar o seu próprio país. A União Europeia continuará ao seu lado e manterá viva essa esperança. O financiamento de 30 milhões de euros, anunciado hoje reforçará o apoio às vítimas da repressão, aos jornalistas independentes e às iniciativas que procuram a responsabilização pelos crimes cometidos pelo regime de Lukashenko. O poder autoritário tem sempre limites. E quando esse momento chegar à Bielorrússia, a União Europeia apoiará o povo na recuperação dos seus direitos”, declarou Kaja Kallas, Alto Representante e Vice-Presidente da Comissão Europeia.

O anúncio do financiamento foi feito por Kaja Kallas e pela Comissária Europeia Marta Kos, na presença de Sviatlana Tsikhanouskaya, a líder da oposição da Bielorrússia, numa conferência de alto nível no Parlamento Europeu.

“A nossa assistência capacita os defensores dos direitos humanos bielorrussos a apoiar as vítimas da repressão e permite que os jornalistas e a sociedade civil continuem o trabalho e mantenham viva a visão de uma Bielorrússia democrática”, afirmou Marta Kos.