UE atribui mais 127 milhões de euros ao apoio aos refugiados na Turquia

União Europeia reforça o apoio aos refugiados na Turquia com 127 milhões de euros. O maior programa humanitário de sempre da UE atingiu o valor total de 1.125 milhões de euros.

UE atribui mais 127 milhões de euros ao apoio aos refugiados na Turquia
UE atribui mais 127 milhões de euros ao apoio aos refugiados na Turquia. Foto: © União Europeia

A Comissão Europeia anunciou um montante adicional de 127 milhões de euros para o programa da Rede de Segurança Social de Emergência (RSSE) através do Mecanismo da União Europeia (UE) em Favor dos Refugiados na Turquia.

Com este novo aumento de apoio aos refugiados na Turquia, a União Europeia, a através do programa RSSE, em Favor dos Refugiados na Turquia, eleva a contribuição total para os 1.125 milhões de euros.

O programa RSSE fornece aos refugiados assistência financeira mensal através de um cartão de débito especial, que só pode ser usado na Turquia e cujo uso é estritamente monitorado. Ajuda os refugiados a integrarem-se na economia e na sociedade locais, pagando as próprias necessidades básicas, como comida e renda.

Christos Stylianides, Comissário para Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, afirmou: “A UE está a cumprir os seus compromissos com a Turquia e os refugiados mais vulneráveis. O nosso novo financiamento vai permitir chegar a mais de 1,6 milhões de refugiados, ajudando-os a viver com dignidade na Turquia”.

O Comissário concluiu ainda: “Nosso programa de assistência financeira é uma história de sucesso da inovação na ajuda humanitária e deu a muitas famílias a possibilidade de construir um futuro seguro depois de terem fugido da guerra na Síria”.