UE e México aceleram negociações comerciais

União Europeia (UE) e o México vão realizar duas rondas de negociações antes do verão, em abril e junho, para acelerar a negociação de um novo Acordo de Comércio Livre. Em 2015, o comércio entre a UE e México, foi de 53 mil milhões de euros.

0
UE e México aceleram negociações comerciais
UE e México aceleram negociações comerciais. Foto: Rosa Pinto

Em 2016, a União Europeia e o México iniciaram negociações para atualizar o Acordo de Comércio Livre (ACL) existente, que data de 2000, dado que os padrões do comércio mundial sofreram uma alteração substancial durante os 16 anos de vigência do acordo, e apontando para a necessidade de um novo ACL de maior amplitude e alcance.

Cecilia Malmström, Comissária responsável pelo Comércio, e Ildefonso Guajardo, Ministro da Economia do México, acordaram acelerar as negociações e definiram o calendário das próximas rondas, para 3 a 7 de abril e para 26 a 29 de junho. Os dois responsáveis vão também reunir-se, numa data entre as rondas, na Cidade do México para “fazer o ponto da situação e encorajar os progressos dos negociadores”.

“Agora, vamos acelerar o ritmo das negociações, para recolher os benefícios mais rapidamente” afirmou Cecilia Malmström e Ildefonso Guajardo, citados em comunicado da Comissão Europeia.

Entre 2005 e 2015, o fluxo anual de mercadorias entre a UE e o México aumentou para mais do dobro, passando de 26 para 53 mil milhões de euros, no âmbito do acordo de comércio livre de 2000.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!