UE e México aceleram negociações comerciais

União Europeia (UE) e o México vão realizar duas rondas de negociações antes do verão, em abril e junho, para acelerar a negociação de um novo Acordo de Comércio Livre. Em 2015, o comércio entre a UE e México, foi de 53 mil milhões de euros.

0
1
Partilhas
UE e México aceleram negociações comerciais
UE e México aceleram negociações comerciais. Foto: Rosa Pinto

Em 2016, a União Europeia e o México iniciaram negociações para atualizar o Acordo de Comércio Livre (ACL) existente, que data de 2000, dado que os padrões do comércio mundial sofreram uma alteração substancial durante os 16 anos de vigência do acordo, e apontando para a necessidade de um novo ACL de maior amplitude e alcance.

Cecilia Malmström, Comissária responsável pelo Comércio, e Ildefonso Guajardo, Ministro da Economia do México, acordaram acelerar as negociações e definiram o calendário das próximas rondas, para 3 a 7 de abril e para 26 a 29 de junho. Os dois responsáveis vão também reunir-se, numa data entre as rondas, na Cidade do México para “fazer o ponto da situação e encorajar os progressos dos negociadores”.

“Agora, vamos acelerar o ritmo das negociações, para recolher os benefícios mais rapidamente” afirmou Cecilia Malmström e Ildefonso Guajardo, citados em comunicado da Comissão Europeia.

Entre 2005 e 2015, o fluxo anual de mercadorias entre a UE e o México aumentou para mais do dobro, passando de 26 para 53 mil milhões de euros, no âmbito do acordo de comércio livre de 2000.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz