UE: Número de mortes por acidente de trânsito diminui em 2024

UE: Número de mortes por acidente de trânsito diminui em 2024
UE: Número de mortes por acidente de trânsito diminui em 2024

A Comissão Europeia divulgou que 19.940 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em toda a União Europeia (UE), em 2024, em Portugal foram 618. Números que em toda a UE representam uma redução de 2% em relação a 2023. A evolução na diminuição de vítimas de acidentes de trânsito está a ser lenta tendo em conta o objetivo da meta Visão Zero que propõe como objetivo uma redução para metade as mortes e ferimentos graves no trânsito até 2030 e a eliminação até 2050.

Com 45 mortes por milhão de habitantes, a UE continua, no entanto, a ter uma das estradas mais seguras do mundo. Mas, por trás dos números, estão famílias e comunidades afetadas por perdas trágicas e evitáveis.

Os dados indicam melhorias notáveis registadas em vários países, como exemplo: a Lituânia com menos 22%, Letónia menos 19%, Áustria menos 13% e Portugal a situar-se em menos 4% mostram a eficácia das recentes intervenções em segurança rodoviária.

No entanto, verificaram-se aumentos preocupantes em um pequeno número de Estados-Membros, como Estónia com mais 17% e Chipre com mais 21%. No entanto, essas percentagens são baseadas em números absolutos baixos. A maioria dos Estados-Membros manteve os números estáveis ​​ou alcançou melhorias modestas.

Os dados apresentados pela Comissão Europeia apontam que a classificação geral das taxas de mortalidade dos países não mudou significativamente, com as estradas mais seguras na Suécia com 20 mortes por milhão de habitantes e Dinamarca com 24 por milhão, enquanto a Roménia apresentou uma taxa de 78 mortes por milhão de habitantes e a Bulgária 74 mortes por milhão relataram as maiores taxas de mortalidade em 2024. Portugal apresentou uma taxa de 58 mortes por milhão de habitantes muito acima da média da UE que foi de 45 mortes por milão de habitantes.