UE quer criar de gigafábricas de Inteligência Artificial

UE quer criar de gigafábricas de Inteligência Artificial
UE quer criar de gigafábricas de Inteligência Artificial

O Conselho da União Europeia aprovou uma alteração ao regulamento das atividades da Empresa Comum Europeia de Computação de Alto Desempenho (EuroHPC JU), introduzindo nos objetivos ações para a criação de gigafábricas de Inteligência Artificial (IA) na Europa e um pilar dedicado às tecnologias quânticas.

O regulamento deverá levar ao desenvolvimento e operação de gigafábricas de IA na Europa, uma infraestrutura de computação de IA de classe mundial para fortalecer a indústria e a competitividade europeias, fomentar a cooperação por meio de parcerias público-privadas que incluem os Estados-Membros e as partes interessadas do setor.

A regulamentação também estabelece regras para financiamento e aquisição, salvaguardando os interesses de startups e scale-ups. A alteração do regulamento agora aprovado deverá proporcionar flexibilidade aos parceiros, permitindo-lhes otimizar os resultados e, ao mesmo tempo, impulsionar a liderança da Europa em IA e tecnologias quânticas.

Demos um passo ousado e rápido rumo à criação de gigafábricas de IA na Europa. A IA é uma das tecnologias mais importantes da nossa época, definindo o nosso futuro digital, e investir na infraestrutura necessária para a IA é essencial para impulsionar a resiliência, a competitividade e a soberania da Europa. Esta iniciativa demonstra o nosso compromisso em garantir que a Europa lidere este campo transformador”, disse Nicodemos Damianou, vice-ministro de investigação, inovação e política digital do Chipre, que presidiu à reunião do Conselho da UE.