Um ano com transportes públicos gratuitos em Lisboa

Há um ano, que os residentes em Lisboa maiores de 65 anos e os estudantes com idades até aos 23 anos podem usufruir de passes gratuitos de transportes públicos urbanos. A adesão à medida da Camara Municipal, presidida por Carlos Moedas, atingiu 90.554 passes.

Um ano com transportes públicos gratuitos em Lisboa
Um ano com transportes públicos gratuitos em Lisboa. Foto: Rosa Pinto

Faz hoje um ano que há passes gratuitos dos transportes públicos urbanos da Carris, Metropolitano e CP, em Lisboa. Uma medida da Câmara Municipal destinada residentes em Lisboa maiores de 65 anos e aos estudantes com idades até aos 23 anos.

“Hoje temos mais de 90.000 pessoas em Lisboa que não pagam transportes públicos, o que equivale a cerca de 16% da nossa população”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. “Uma das medidas mais importantes do nosso mandato”.

O autarca destacou que “Lisboa é das poucas cidades na Europa que têm transportes públicos gratuitos. Com esta medida, que não terá recuo, queremos dar um sinal muito claro que estamos no sentido da descarbonização e de uma cidade mais limpa”.

Para assinalar um marco na oferta da mobilidade a população mais idosa e aos estudantes, Carlos Moedas entregou, esta manhã, nas instalações da Carris, em Alcântara, um passe gratuito a Dulce Marques, munícipe de Lisboa com 91 anos.