UMinho é sede da Associação Mundial de Investigação em Fibras Naturais

Universidade do Minho (UMinho), em Guimarães, vai sediar a Associação Mundial de Investigação em Fibras Naturais. A recente e inovadora rede de especialistas e instituições é presidida por Raul Fangueiro, investigador da UMinho.

Universidade do Minho, Guimarães, Campus de Guimarães
Universidade do Minho, Guimarães, Campus de Guimarães. Foto: UMinho

Cientistas de diversos países decidiram, durante a 3ª Conferência Internacional em Fibras Naturais (ICNF), que reuniu em Braga 250 cientistas e profissionais de 40 países, criar a Associação Mundial de Investigação em Fibras Naturais (WANFR, sigla do inglês).

A WANFR vai ficar sediada na Universidade do Minho, em Guimarães, e será presidida por Raul Fangueiro, coordenador da plataforma internacional Fibrenamics da UMinho. Nesta rede “já se encontram pré-inscritos membros de 15 países, como Reino Unido, Argentina, Austrália, África do Sul e Japão”, indicou a UMinho.

Raul Fangueiro, Presidente da WANFR
Raul Fangueiro, Presidente da WANFR. Foto: DR

De acordo com Raul Fangueiro, citado pela UMinho, a decisão de sediar a Associação em Guimarães deve-se à experiência da Universidade “na investigação fundamental e aplicada, no desenvolvimento e na transferência de conhecimento” no domínio das fibras naturais, e “por ter organizado as três edições da ICNF”, e ainda pela “visão multidisciplinar, das parcerias internacionais e da capacidade de agregação de competências”.

A WANFR, que está aberta a investigadores, técnicos, empresários, institutos I&D, universidades, centros tecnológicos, empresas e outras associações, tem como objetivo entre outros, “colmatar algumas necessidades na transferência de conhecimento dos centros de investigação para o mercado, fomentar o trabalho colaborativo entre organizações do setor e, pela primeira vez, integrar todas as partes interessadas na investigação em fibras naturais, desde a criação de conhecimento até à geração e comercialização de produtos inovadores.”

Raul Fangueiro indicou que o objetivo é contribuir “decisivamente para a disseminação e o avanço do conhecimento de excelência em fibras naturais e áreas afins”. Para aumentar o número de parceiros, o presidente da Associação vai agora “efetuar um conjunto de apresentações da WANFR em diversos países”, a começar pela apresentação na Conferência Internacional sobre Compósitos Inovadores de Fibra Natural, que decorre de 4 a 7 de outubro em Roma, Itália.

O presidente WANFR, Raul Fangueiro, é natural de Braga, doutorado em Engenharia Têxtil pela UMinho, professor da Escola de Engenharia, investigador do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), líder da plataforma Fibrenamics e coordenador de um grupo de 40 investigadores no campo dos materiais à base de fibras e compósitos.

O investigador é autor de mais de 140 artigos já publicados em revistas científicas, 36 livros e capítulos de livros e possui 15 patentes de produtos e tecnologias inovadoras. Raul Fangueiro é responsável pela ICNF, já apresentou “mais de 350 comunicações” e é “frequentemente convidado para palestras em todo o mundo”, bem como líder de “vários projetos científicos nacionais e internacionais.”