UMINUTOtlm: Concurso escolar de vídeos com telemóveis

Instituto Multimédia lança concurso “UMINUTOtlm” de criação de vídeos com recurso a smartphones. A iniciativa dirigida aos estudantes do 3º ciclo do Ensino Básico das regiões Norte e Centro do país e está aberto até 15 de setembro de 2021.

UMINUTOtlm: Concurso escolar de vídeos com telemóveis
UMINUTOtlm: Concurso escolar de vídeos com telemóveis. Foto: © Rosa Pinto

O Instituto Multimédia (IM), escola profissional do Porto, acaba de lançar o Concurso “UMINUTOtlm” destinado aos alunos do 3º Ciclo das regiões Norte e Centro. O objetivo central do concurso é mobilizar os jovens para o espaço do audiovisual através da realização de pequenos vídeos com recurso ao smartphone.

O tema 2021 é o quotidiano dos jovens estudantes, de forma realista ou ficcionada. Os vídeos podem ser de histórias imaginadas (ficção) ou que documentem momentos da vida familiar e/ou escolar.

Com esta iniciativa, a escola profissional do Porto pretende estimular a criatividade em narrativas audiovisuais com recurso aos telemóveis. O regulamento especifica os seguintes objetivos: desenvolver o gosto pela participação na sociedade da imagem, motivar o olhar analítico e o espírito crítico (e/ou humorístico) e valorizar a criatividade audiovisual.

O Júri do concurso é composto por representantes do Instituto Multimédia, do Festival de Cinema Ymotion, da CONFAP, da RBE-Rede de Bibliotecas Escolares e David Araújo, Repórter de Imagem da RTP, para a classificação e atribuição de prémios

Os trabalhos devem ser enviados para o email: concursos@imultimedia.org até às 23h59 de 15 de setembro de 2021.