Unbabel capta 23 milhões de dólares de investimento

Unbabel, empresa portuguesa de tradução pela internet recebe investimentos de 23 milhões de dólares. Investidores internacionais como a Scale Venture Partners, a Notion, a Microsoft Ventures, a Salesforce Ventures e Samsung NEXT, vão permitir reforço da tecnologia.

Cofundadores da Unbabel
Cofundadores da Unbabel. Foto: DR

A Unbabel, uma startup portuguesa fundada em 2013, que alia a inteligência artificial com pós-edição humana à tradução automática, conseguiu captar investimentos de 23 milhões de dólares.

Entre os investidores estão a Scale Venture Partners, a Notion, a Microsoft Ventures, a Salesforce Ventures, a Samsung Next, mas também a Caixa Capital e a Funders Club. O investimento é destinado à expansão internacional e desenvolvimento de produto.

A plataforma de tecnologia da Unbabel combina processamento de linguagem natural, Neural Machine-Translation, algoritmos de estimativa de qualidade e uma rede global de 55 mil tradutores, que juntos tornam possível traduzir as linguagens com qualidade e a baixo custo, indica a empresa, em comunicado.

A plataforma da Unbabel tenta ir ao encontra da necessidade de muitas empresas que pretendem uma expansão global, e em que a língua pode ser uma barreira ao processo. É muitas vezes a língua o último desafio a vencer.

Com o investimento agora captado, a Unbabel vai procurar responder ao desafio da língua e “levar a sua combinação de machine-learning e tradução de qualidade feita por humanos ainda a mais empresas e a mais países.”

Vasco Pedro, CEO da Unbabel, referiu, citado em comunicado da empresa: “Começámos esta empresa com a ambição de alcançar os 70% de utilizadores da internet que não falam inglês, nem mesmo como segunda língua”, mas “a procura das marcas globais por uma solução que lhes permita dar apoio aos seus clientes na sua língua nativa cresceu tão rapidamente” que a empresa de crescer para responder à procura.

O CEO da Unbabel indica que com a plataforma “todas as empresas podem ter alcance global, desde o primeiro dia”. A opinião dos investidores vai no mesmo sentido, como é o caso de Andy Vitus, partner na Scale Venture Partners, que refere: “A Unbabel está a eliminar a barreira da língua, permitindo às grandes empresas dar apoio a uma base global de clientes facilmente. Nunca foi tão simples integrar a tradução num fluxo normal de trabalho, com uma tão boa relação custo-benefício. Esta integração posiciona a Unbabel como núcleo central de tradução para empresas.”

Alex Kayyal, Diretor da EMEA, Salesforce Ventures, indica: “A Salesforce Ventures está a investir na nova geração de tecnologia para empresas, de forma a melhorar a nossa plataforma de Customer Success e entregar ainda mais valor aos nossos clientes. Temos todo o gosto em apoiar o crescimento da Unbabel e permitir que a sua plataforma de tradução, auxiliada por um sistema de Inteligência Artificial, ajude ainda mais empresas por todo o mundo a oferecer um serviço incrível.”

Por seu lado Nick Nigam, Diretor da Samsung NEXT, refere: “Nós somos atraídos por tecnologias que derrubam barreiras geográficas. A Unbabel, com a sua capacidade de baixar cada vez mais o preço por palavra, possibilita uma comunicação sem fronteiras, de maneira profissional, escalável e acessível.”

Por sua vez Itxaso del Palacio Aguirre, partner na Microsoft Ventures, indica: “Estamos muito entusiasmados em ajudar a Unbabel a levar a sua tradução que combina humanos e inteligência artificial a mais empresas por todo o mundo. Ao posicionarem-se na interseção entre a tradução automática e os serviços profissionais, a Unbabel oferece uma solução única para ajudar empresas a alcançar mais clientes, com mais eficácia, de forma escalável.”

De entre as várias empresas que utilizam a plataforma de tradução automática da Unbabel estão a Booking.com, a Easyjet, a Buzzfeed ou a Vimeo.