UNESCO: Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de maio

Conselho Executivo da UNESCO apresenta à Conferência Geral a aprovação do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio. Reconhecendo o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas.

Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de maio
UNESCO: Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de maio. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão do Programa e Relações Exteriores do Conselho Executivo da UNESCO aprovou hoje uma decisão que recomenda à próxima Conferência Geral da UNESCO, que se realiza de 12 a 27 de novembro de 2019, a adoção de uma resolução proclamando o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) já veio congratular-se com a decisão do Conselho Executivo da UNESCO, e indica que “muito mais do que apenas uma língua oficial, a Língua Portuguesa é uma das línguas mais faladas do mundo e deverá continuar a crescer, em número de falantes e com uma expressão cada vez mais forte na Internet, nas organizações internacionais, no mundo dos negócios e artístico e em muitos outros domínios”.

A decisão da UNESCO vem da proposta submetida pelos nove países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e que contou com o copatrocínio de mais vinte e quatropaíses de todos os continentes e regiões do mundo, e, agora, com o endosso dos cinquenta e oito membros do Conselho Executivo.

A UNESCO reconhece, desta forma, “o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas, destacando ainda que o Português é a língua mais falada do hemisfério sul e a língua oficial de três organizações regionais e da Conferência Geral da UNESCO”.

A proclamação de dias internacionais é da competência da Assembleia Geral das Nações Unidas e, nas suas áreas de competência, das agências especializadas das Nações Unidas, como a UNESCO, nestes casos designando-se dias mundiais. O Dia Mundial da Língua Portuguesa, assim que oficialmente estabelecido, será integrado no calendário dos dias celebrados pela UNESCO e pelas Nações Unidas, explicou o MNE.