União Europeia abre na Polónia centro de evacuação médica de ucranianos

União Europeia financia Centro Medevac, na Polónia, para facilitar transferências de pacientes ucranianos para hospitais dos países europeus. Desde março 1.143 pacientes ucranianos já foram tratados em vários países, incluindo em Portugal.

União Europeia abre na Polónia centro de evacuação médica de ucranianos
União Europeia abre na Polónia centro de evacuação médica de ucranianos. Foto: Rosa Pinto

A União Europeia inaugura, na Polónia, o novo Centro Medevac para evacuações médicas de pacientes ucranianos. O centro funciona como hub para facilitar transferências de pacientes ucranianos e está “estrategicamente” localizado perto da cidade polaca de Rzeszów, que abriga um dos aeroportos mais próximos da Ucrânia.

A inauguração oficial do centro teve a presença do Comissário para a Gestão de Crises, Janez Lenarčič, e dos Ministros da Saúde da Polónia e da Ucrânia.

O Centro Medevac da União Europeia (UE) é financiado pelo Mecanismo de Proteção Civil da UE, e faz parte de um esquema mais amplo de evacuação médica lançado pela UE em março de 2022. O Centro oferece um espaço seguro para os pacientes que chegam da Ucrânia, antes de serem transferidos para um hospital europeu para receberem tratamento.

Neste centro, na Polónia, os pacientes ucranianos recebem assistência de enfermagem 24 horas por dia, 7 dias por semana, triagem de doenças, vacinação e apoio à saúde mental. O centro está também dotado para trabalho de pessoal médico, para dar resposta a pacientes vulneráveis ​​que chegam da Ucrânia.

O esquema de evacuação médica inclui dois voos de evacuação médica por semana, oferecidos pela Noruega, e o transporte de pacientes de Rzeszów para países que oferecem o tratamento adequado.

“O número de feridos na Ucrânia cresce a cada dia, e os hospitais já com falta de recursos estão a lutar para dar resposta às necessidades. Ao mesmo tempo, a destruição das instalações de saúde priva os doentes crónicos do tratamento de que necessitam para sobreviver”, disse o Comissário Europeu.

Janez Lenarčič acrescentou: “Não podemos abandonar essas pessoas” e para isso “o hub Medevac desempenhará um papel fundamental na transferência rápida de pacientes para hospitais em toda a Europa.”

Para aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde na Ucrânia, Polónia, Moldávia e na Eslováquia, que desde o início do conflito têm recebido pacientes, a UE começou a coordenar as transferências de pacientes por meio do Mecanismo de Proteção Civil para hospitais em toda a Europa.

Desde 11 de março, 1.143 pacientes ucranianos, com necessidade de evacuação médica, foram transferidos para 18 países europeus, incluindo Alemanha, França, Irlanda, Itália, Dinamarca, Suécia, Romênia, Luxemburgo, Bélgica, Espanha, Portugal, Holanda, Áustria, Noruega, Lituânia, Finlândia, Polónia e República Checa.

O centro Medevac também beneficiará da contribuição da Organização Mundial da Saúde e da Organização Internacional para as Migrações.