União Europeia anuncia 125 milhões de euros de ajuda aos palestinianos para 2024

A situação humanitária continua a piorar na Faixa de Gaza. A Comissão Europeia anuncia atribuir 125 milhões de euros em ajuda humanitária ao povo palestiniano, em 2024. Um apoio através de organizações humanitárias em Gaza e Cisjordânia.

União Europeia anuncia 125 milhões de euros de ajuda aos palestinianos para 2024
União Europeia anuncia 125 milhões de euros de ajuda aos palestinianos para 2024. Foto: © OMS

Em Gaza, onde as necessidades humanitárias são sempre mais elevadas, a tónica será colocada na resposta de emergência de salvar vidas e na restauração do acesso às necessidades básicas, como água, alimentos, cuidados de saúde, abrigo e saneamento. A resposta humanitária também dará prioridade à proteção dos grupos mais vulneráveis, ao apoio psicossocial e à educação em situações de emergência.

Na Cisjordânia, onde muitas comunidades palestinianas correm o risco de serem deslocadas ou já foram deslocadas à força, os projetos humanitários financiados pela União Europeia (UE) prestarão serviços de proteção, tais como assistência jurídica ou assistência material às pessoas afetadas pela violência dos colonos, confisco de propriedade privada ou perda dos meios de subsistência e apoiará o seu acesso a serviços básicos e à educação em situações de emergência.

As vidas em Gaza estão por um fio. Há uma profunda preocupação em todo o mundo com um sofrimento humano tão intenso num espaço de tempo tão curto. As consequências desta destruição levarão anos para serem reparadas. Numa altura em que uma resposta de emergência coerente é mais importante do que nunca, a UE está a atribuir 125 milhões de euros em novo financiamento humanitário aos palestinianos em 2024”, declarou Janez Lenarčič, Comissário responsável pela Gestão de Crises.

A assistência humanitária financiada pela UE é prestada em conformidade com os princípios humanitários de humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência. É prestado através das agências humanitárias das Nações Unidas, de organizações não-governamentais e do Comité Internacional da Cruz Vermelha, bem como de muitas organizações de ajuda locais que com elas estabelecem parcerias.

A cada dia que passa, a crise humanitária em Gaza piora. Em resposta, a Comissão Europeia mobilizou rapidamente o seu vasto conjunto de ferramentas de resposta a emergências. Com um total de 30 voos de ponte aérea humanitária organizados, já foram enviadas 1.000 toneladas de assistência às pessoas necessitadas em Gaza.