União Europeia apoia com mais 15 milhões de euros as Forças Armadas da Albânia

União Europeia apoia com mais 15 milhões de euros as Forças Armadas da Albânia
União Europeia apoia com mais 15 milhões de euros as Forças Armadas da Albânia. Foto: Rosa Pinto

A União Europeia (UE) atribui à Albânia mais 15 milhões de euros para reforçar as capacidades de defesa e as capacidades das Forças Armadas. Esta é a segunda medida de assistência bilateral à Albânia no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz elevando para 28 milhões de euros o apoio até agora.

A decisão do Conselho da União Europeia tem como objetivo reforçar ainda mais a capacidade das Forças Armadas Albanesas para se mobilizarem de forma atempada e eficaz e poderem contribuir com as operações e missões da Política Comum de Segurança e Defesa da UE e com as organizações internacionais.

A Albânia é um parceiro próximo e consistente da UE em política externa e de segurança, contribui para as operações da UE e é aliada da OTAN. O fortalecimento da nossa cooperação em matéria de segurança e defesa com a Albânia reforça diretamente a estabilidade, a segurança e a paz europeias”, afirmou Kaja Kallas, Alta Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e Presidente do Conselho dos Negócios Estrangeiros da UE

Através da medida do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, a UE vai fornecer às Forças Armadas Albanesas veículos blindados leves multifuncionais, bem como veículos táticos e de engenharia e, quando necessário, suprimentos e serviços relacionados, incluindo treino operacional e de manutenção.