União Europeia disponibiliza 2 milhões de doses da vacina contra a varíola dos macacos

Contrato entre a Comissão Europeia e a empresa de vacinas, Bavarian Nordic, permite a disponibilidade até 2 milhões de doses de vacinas contra a varíola dos macacos a 14 países da União Europeia, em 2023 e 2024.

União Europeia disponibiliza 2 milhões de doses da vacina contra a varíola dos macacos
União Europeia disponibiliza 2 milhões de doses da vacina contra a varíola dos macacos

A Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA, sigla em inglês), da Comissão Europeia, assinou um contrato com a empresa dinamarquesa de produção de vacinas, Bavarian Nordic, para o fornecimento até 2 milhões de doses da vacina contra a varíola dos macacos durante 2023 e 2024.

Os 14 países participantes passam a ter acesso as doses da vacina para dar resposta às suas necessidades a médio e longo prazo, e para constituir reservas. As primeiras entregas de doses de vacina, no âmbito do contrato, estão previstas para o início do segundo trimestre de 2023.

A Comissão Europeia indicou que continua empenhada em evitar que a varíola dos macacos se torne endémica na Europa, tal como sublinhado numa declaração conjunta da comissária responsável pela Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, e do diretor regional da Organização Mundial da Saúde para a Europa, Hans Henri P. Kluge.

Embora o contrato de contratação conjunta assinado com a Bavarian Nordic pretenda satisfazer as necessidades a médio e longo prazo dos 14 países participantes, complementa o trabalho realizado nos últimos meses pela HERA e pela Agência de Execução Europeia da Saúde e do Digital no sentido de adquirir mais de 334.000 doses de vacina, para cobrir as necessidades imediatas dos Estados-Membros, utilizando pela primeira vez fundos da União Europeia. Isto acresce à aquisição de mais de 10.000 doses de tecovirimat, um tratamento para a varíola dos macacos.