União Europeia e Índia iniciam conversações para possível adesão ao Horizonte Europa

União Europeia e Índia iniciam conversações para possível adesão ao Horizonte Europa
União Europeia e Índia iniciam conversações para possível adesão ao Horizonte Europa

A Comissão Europeia e a Índia iniciam conversações exploratórias para uma possível associação da Índia ao programa europeu de investigação e inovação, o Horizonte Europa. Um programa que dotado pela União Europeia de um orçamento de 93,5 mil milhões de euros, fomenta a investigação e a inovação além-fronteiras.

No caso da Índia se associar ao Programa, os investigadores e instituições indianas poderão receber financiamento direto do Horizonte Europa e liderar projetos, e a Índia irá também contribuir financeiramente para o Programa. O estabelecimento de uma associação irá permitir uma colaboração estruturada e a longo prazo entre os intervenientes europeus e indianos na área da investigação e inovação, facilitar projetos conjuntos no âmbito do Horizonte Europa e reforçar a cooperação em prioridades científicas e tecnológicas partilhadas.

A ciência funciona melhor quando as fronteiras não são um obstáculo às ideias. Explorar a associação da Índia ao Horizonte Europa significa ligar talento, ambição e confiança, e construir soluções em conjunto, à escala global”, afirmou Ekaterina Zaharieva, Comissária Europeia para as Startups, Investigação e Inovação.

A Comissão Europeia lembrou que a cooperação entre a União Europeia e a Índia em matéria de investigação e inovação está alicerçada no Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica, assinado em 2001 mas prorrogado até 2030.

Atualmente, como referiu a Comissão Europeia “o Horizonte Europa mantém parcerias com 22 países não pertencentes à União Europeia, que inclui a Albânia, Arménia, Bósnia-Herzegovina, Canadá, Egito, Ilhas Faroé, Geórgia, Islândia, Israel, Coreia do Sul, Kosovo, Moldávia, Montenegro, Nova Zelândia, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia, Suíça, Turquia, Tunísia, Ucrânia e Reino Unido”, entretanto foram concluídas negociações com o Japão para o estabelecia de parceria.