União Europeia envia mais 447 geradores de emergência para a Ucrânia

União Europeia envia mais 447 geradores de emergência para a Ucrânia
União Europeia envia mais 447 geradores de emergência para a Ucrânia

A Comissão Europeia decidiu enviar para a Ucrânia mais 447 geradores de emergência, no valor de 3,7 milhões de euros, provenientes das reservas estratégicas da União Europeia (UE), para repor o fornecimento de energia aos hospitais, abrigos e serviços essenciais.

Com temperaturas negativas que chegam a atingir os menos 20 graus celsius, mais de um milhão de ucranianos estão privados de eletricidade, água e aquecimento, após ​​ataques russos terem danificado infraestruturas energéticas.

Os geradores agora mobilizados a partir das reservas estratégicas da UE, localizadas na Polónia, serão distribuídos pelo Ministério do Desenvolvimento das Comunidades e Territórios da Ucrânia, em cooperação com a Cruz Vermelha Ucraniana, às comunidades mais afetadas.

Os sistemas de produção de energia elétrica vão minimizar as necessidades urgentes na Ucrânia e são mais um apoio à resiliência energética da Ucrânia. A UE já enviou cerca de 10.000 geradores para a Ucrânia através do Mecanismo de Proteção Civil (UCPM). Além disso a Comissão Europeia também enviou para a Ucrânia, antes do Inverno, uma central termoeléctrica completa que foi doada pela Lituânia. A deslocalização da central foi considerada a maior operação logística coordenada da história do Mecanismo de Proteção Civil da UE, e neste caso para restaurar a capacidade crítica da rede elétrica da Ucrânia.

Até agora, e desde 2022, a Comissão Europeia já atribuiu mais de 1,2 mil milhões de euros à ajuda humanitária para proteger os civis e entregou mais de 160 mil toneladas de ajuda através do Mecanismo de Proteção da Ucrânia. Uma ajuda que inclui combustíveis sólidos, equipamento de aquecimento, geradores e pontos de aquecimento de emergência.

Para além da ajuda humanitária, a Comissão Europeia disponibilizou à Ucrânia pelo menos 3 mil milhões de euros à Ucrânia para segurança energética. Antes do inverno, a Comissão Europeia mobilizou 927 milhões de euros para compras de emergência de gás na Ucrânia e a capacidade de exportação de eletricidade da UE encontra-se no nível máximo.