A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desejou os melhores votos a Donald Trump quando este assume o mandato como 47º Presidente dos Estados Unidos. Na rede social X indica que “a UE espera trabalhar em estreita colaboração” com Donald Trump “para enfrentar os desafios globais”.
Ursula von der Leyen acrescenta as duas sociedades UE e os EUA, juntas “podem alcançar maior prosperidade e fortalecer sua segurança comum. Esta é a força duradoura da parceria transatlântica.”
Por sua vez a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, sobre a posse do Presidente dos EUA, referiu: “O vínculo entre a Europa e os Estados Unidos tem sido uma pedra angular da paz, segurança e prosperidade durante décadas”.
Mas atualmente para além dos desafios e das “realidades geopolíticas que todos enfrentamos exigirão uma aliança transatlântica renovada guiada por valores compartilhados”, e acrescentou: “A Europa está pronta para trabalhar em conjunto para fortalecer o nosso vínculo como amigos e como parceiros para moldar um mundo de estabilidade, oportunidade e esperança.”