União Europeia impulsiona produção de munições e mísseis

Para entrega de munições e mísseis à Ucrânia e reabastecimento das reservas dos Estados-Membros, a União Europeia vai dar apoio financeiro às indústrias de defesa, para impulsionar produção na Europa.

União Europeia impulsiona produção de munições e mísseis
União Europeia impulsiona produção de munições e mísseis. Foto: Rosa Pinto

Os Estados-Membros da União Europeia (UE) acordam mandato de negociação para Ação de Apoio à Produção de Munições (ASAP). O objetivo é apoiar o aumento das capacidades de fabrico para a produção de munições terra-terra e de artilharia, bem como de mísseis.

“Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, a guerra chegou às nossas portas. A indústria de defesa da UE enfrenta desafios sem precedentes para fazer face à nova realidade e às lacunas existentes. Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar a base industrial de defesa europeia a produzir mais, tanto para a nossa própria segurança, como para dar à Ucrânia os meios para se defender de uma guerra de agressão injusta. Esta continua a ser a nossa prioridade e uma questão da máxima urgência”, afirmou Pål Jonson, ministro da Defesa da Suécia.

A proposta de Ação de Apoio à Produção de Munições pretende responder à atual escassez de munições e mísseis, bem como dos seus componentes, para entregar urgentemente munições e mísseis à Ucrânia e ajudar os Estados-Membros a reabastecerem as suas reservas.

Com a proposta a Comissão Europeia irá afetar 500 milhões de euros, a preços correntes, a partir do orçamento da UE.

O Conselho da União Europeia já confirmou as principais características da proposta para apoiar financeiramente o reforço das capacidades de produção industrial de munições e mísseis da UE. Além disso, pode ser criado um Fundo de Fomento, com o objetivo de facilitar o acesso ao capital privado por parte das empresas que fabricam munições e mísseis em toda a cadeia de valor.