União Europeia investe 790 milhões de euros para melhorar mobilidade militar

Comissão Europeia investe 790 milhões de euros para melhorar a capacidade das infraestruturas de transportes de forma que as forças armadas e o seu equipamento circulem com facilidade em toda a União Europeia.

União Europeia investe 790 milhões de euros para melhorar mobilidade militar
União Europeia investe 790 milhões de euros para melhorar mobilidade militar. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia aceita propostas, no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa (MIE), para projetos que respondam a necessidades civis e de defesa ao longo da rede transeuropeia de transportes (RTE-T).

União Europeia (UE) disponibiliza 790 milhões de euros para acelerar os investimentos na mobilidade militar e apoiar projetos de infraestruturas que facilitem o transporte de tropas e equipamento ao longo dos seus principais eixos de transporte.

Adina Vălean, comissária dos Transportes, declarou: “Estamos a disponibilizar 790 milhões de euros para projetos que favoreçam a utilização mista do nosso sistema de transportes. A agressão militar da Rússia contra a Ucrânia confirmou que temos de continuar a melhorar a capacidade das infraestruturas de transportes, como estradas, pontes e vias ferroviárias, permitindo que as nossas forças armadas e o seu equipamento circulem com facilidade em toda a UE.”

Os projetos devem estar em consonância com o Plano de Ação para a Mobilidade Militar 2.0, que visa facilitar os movimentos das forças armadas na Europa, a fim de dar uma melhor e mais rápida resposta às crises que eclodem nas fronteiras externas da UE e não só.