União Europeia investe em investigação 6G

União Europeia intensifica investimentos em investigação 6G. Selecionados 35 novos projetos no valor de 250 milhões de euros. Comissão Europeia quer criar capacidades avançadas em 5G e liderar em tecnologias 6G.

União Europeia investe em investigação 6G
União Europeia investe em investigação 6G. Foto: Rosa Pinto

A União Europeia, através da Empresa Comum de Redes e Serviços Inteligentes, selecionou um conjunto de 35 projetos de investigação, inovação e experimentação para a evolução dos sistemas 5G e o desenvolvimento de investigação para 6G.

Os 35 projetos vão receber cerca de 250 milhões de euros ao abrigo do Programa Horizonte Europa. A Comissão Europeia pretende construir capacidades de fornecimento para sistemas avançados 5G e promover soberania tecnológica da Europa em 6G.

Com recurso à Empresa Comum de Redes e Serviços Inteligentes a Comissão pretende reforçar a liderança europeia no desenvolvimento e implantação de tecnologias de rede da próxima geração, bem como dispositivos e serviços, através de um plano “ambicioso” de investigação e inovação.

O trabalho e estratégias da Empresa Comum de Redes e Serviços Inteligentes vão também contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas através de infraestruturas e serviços de rede sustentáveis, resilientes e com impacto neutro no clima.