União Europeia já recebeu mais de 2 mil doentes ucranianos

Mais de 2 mil doentes transferidos dos hospitais da Ucrânia para hospitais europeus, desde o início da guerra. Portugal é um dos 20 países europeus que tem recebido e tratado doentes ucranianos.

União Europeia já recebeu mais de 2 mil doentes ucranianos
União Europeia já recebeu mais de 2 mil doentes ucranianos

Devido à guerra na Ucrânia têm vindo a ser transferidos doentes dos hospitais ucranianos para os hospitais da União Europeia (UE). Há mais de um ano, a UE tem coordenado evacuações médicas regulares de doentes ucranianos, quer se trate de doentes crónicos quer de feridos de guerra.

Dados da Comissão Europeia indicam que, até agora, mais de 2 000 doentes ucranianos foram transferidos para receber cuidados especializados em hospitais de toda a Europa através do Mecanismo de Proteção Civil da UE.

Os doentes foram transferidos para hospitais de 20 países europeus: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Espanha e Suécia.

As evacuações têm também recebido o apoio da Plataforma Medevac da UE, em Rzeszów, na Polónia, onde os doentes recebem cuidados de enfermagem com caráter permanente. Uma plataforma que funciona como um centro de transferência de doentes transportados da Ucrânia para a Polónia por via terrestre e que, a partir daí, são encaminhados por avião para hospitais de toda a Europa.