União Europeia lamenta saída dos EUA do acordo Nuclear com Irão

União Europeia lamentou a decisão do Presidente Donald Trump, de retirar os EUA do acordo nuclear com o Irão. “A UE continuará comprometida com a implementação total e efetiva do acordo nuclear”.

0
União Europeia lamenta saída dos EUA do acordo Nuclear com Irão
União Europeia lamenta saída dos EUA do acordo Nuclear com Irão. Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini. Foto: UE

A União Europeia (UE) através da Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, lamenta profundamente o anúncio do Presidente Donald Trump de retirar EUA do acordo nuclear com o Irão.

“O Plano de Ação Integral Conjunto com o Irão, aprovado por unanimidade pela Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, é um elemento-chave da arquitetura global de não-proliferação nuclear e é crucial para a segurança da região”, referiu Federica Mogherini.

A Alta Representante da União referiu que “enquanto o Irão continuar a implementar seus compromissos nucleares, como vem fazendo até agora, como foi confirmado pela Agência Internacional de Energia Atómica, em 10 relatórios consecutivos, a UE continuará comprometida com a implementação total e efetiva do acordo nuclear.”

Para Federica Mogherini o levantamento das sanções é uma parte essencial do acordo. A UE tem sublinhado repetidamente que “o levantamento das sanções tem um impacto positivo nas relações comerciais e económicas com o Irão”, por isso a UE vai continuar a empenhar-se para garantir que o acordo continue.

O acordo com o Irão foi “o culminar de 12 anos de diplomacia que tem trabalhado e cumprido o seu principal objetivo. A UE está determinada a colaborar com a comunidade internacional para o preservar.”

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!