União Europeia lança iniciativa de angariação de fundos para combater a COVID-19

União Europeia lidera lançamento de iniciativa de angariação de fundos. “A Resposta Mundial ao Coronavírus” arranca no dia 4 de maio de 2020. O objetivo inicial é angariar 7,5 mil milhões de euros para testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas.

União Europeia lança iniciativa de angariação de fundos para combater a COVID-19
União Europeia lança iniciativa de angariação de fundos para combater a COVID-19. Foto: UE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as organizações mundiais de saúde lançaram um apelo conjunto à mobilização para desenvolver um acesso rápido e equitativo a instrumentos de diagnóstico, terapias e vacinas de qualidade, que sejam seguros, eficazes e a preços acessíveis para lutar contra o novo coronavírus.

Para angariar fundos para apoiar este esforço, a União Europeia e os seus parceiros vão organizar uma maratona mundial de angariação de fundos. Os países e as organizações de todo o mundo são convidados a participar para que seja atingido o objetivo inicial previsto de 7,5 mil milhões de euros.

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou: “Temos de levar o mundo, os seus dirigentes e as pessoas a unirem-se na luta contra o coronavírus. Daqui a 10 dias, lançaremos uma iniciativa mundial de angariação de fundos. Uma verdadeira maratona. Porque a luta contra o coronavírus requer uma resposta global e ações sustentadas em muitas frentes. Precisamos de desenvolver uma vacina, produzi-la e disponibilizá-la em todos os cantos do mundo. E temos de a distribuir a preços acessíveis”.

Em todo o mundo estão investigadores e inovadores a trabalhar incansavelmente para encontrar soluções para salvar vidas e proteger a nossa saúde. A partir de 4 de maio, a Comissão Europeia vai proceder ao registo das promessas de donativos dos diferentes países e fundações empresariais. Nesse dia, a Comissão anunciará igualmente as próximas etapas de uma campanha mundial destinada a lançar um processo contínuo de reconstituição de recursos.

A Comissão convida igualmente os governos, os empresários, as figuras públicas, os filantropos, os artistas e os simples cidadãos a darem a conhecer este esforço mundial de angariação de fundos. Os fundos recolhidos serão canalizados para três vertentes: testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas.

A contagem decrescente para o início da maratona começa hoje, primeiro dia da Semana Mundial da Imunização de 2020, organizada pelas Nações Unidas. O tema deste ano é “#AsVacinasFuncionam para Todos”: a campanha revelará de que forma as vacinas, bem como as pessoas que as desenvolvem, que as administram e que as recebem contribuem para proteger a saúde de todos, em todo o mundo.