União Europeia pretende criar novas relações com a Síria

União Europeia pretende criar novas relações com a Síria
União Europeia pretende criar novas relações com a Síria. Foto: ©UE

Estabelecer novas relações bilaterais com a Síria levou a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, a Damasco onde reuniram com o Presidente sírio, Ahmed al-Shaara.

Para a União Europeia (UE) as relações deverão assentar em três pilares:

Uma nova parceria política que apoie uma transição pacífica e inclusiva e a reconciliação na Síria, bem como a reintegração regional do país;

Cooperação comercial e económica reforçada, incluindo através da participação da Síria em iniciativas no âmbito do Pacto para o Mediterrâneo, apoiada por um pacote financeiro substancial para 2026 e 2027, para viabilizar a recuperação socioeconómica, a reconstrução e a facilitação do investimento privado;

Um pacote de apoio financeiro de cerca de 620 milhões de euros para 2026 e 2027, que inclui ajuda humanitária, apoio à recuperação inicial e apoio bilateral.

Há mais de um ano, décadas de medo, silêncio e violência estatal começaram finalmente a dar lugar à esperança, às oportunidades e à possibilidade de renovação. Sabemos que o caminho para a reconciliação e a recuperação é desafiante, pois curar, reconstruir vidas e gerar confiança nas instituições leva tempo. Estamos aqui hoje para trabalhar pela Síria e por todos os sírios, para alcançar o objetivo de uma nova Síria pacífica, inclusiva e segura”, afirmou a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Para Ursula von der Leyen a autoridades interinas da Síria têm dados passos significativos, apesar de ainda persistirem desafios, e considera que o caminho para uma reconciliação e reconstrução sustentáveis ​​da Síria necessita de ser alicerçado em reformas eficazes, que a UE continuará a apoiar.

É lembrado que desde 2011, o apoio da UE à Síria tem sido constante e firme, prestando assistência política e financeira no valor de mais de 38 mil milhões de euros. Em março de 2025, as autoridades de transição participaram pela primeira vez na Nona Conferência de Bruxelas, onde as promessas de apoio angariadas ascenderam a 5,8 mil milhões de euros para a Síria e países vizinhos. A UE prometeu 2,5 mil milhões de euros para 2025 e 2026.