União Europeia prorroga Presenças Marítimas Coordenadas no Golfo da Guiné

Presenças Marítimas Coordenadas no Golfo da Guiné, pela União Europeia, são prorrogadas por mais dois anos. O Conselho Europeu também aprova e cria nova zona marítima de interesse no noroeste do oceano Índico para aplicação do conceito PMC.

União Europeia prorroga Presenças Marítimas Coordenadas no Golfo da Guiné
União Europeia prorroga Presenças Marítimas Coordenadas no Golfo da Guiné. Foto: TVEuropa/arquivo

O Conselho Europeu aprova prorrogar por dois anos o conceito e a aplicação de Presenças Marítimas Coordenadas (PMC) no Golfo da Guiné. Para Conselho Europeu o conceito de PMC no Golfo da Guiné demonstrou ser “um instrumento eficaz e útil, que contribui para o reforço da segurança marítima e reflete o crescente papel da União Europeia (UE) como garante da segurança marítima”, contra pirataria e crime organizado, que ameaçam a liberdade de navegação, a segurança das rotas marítimas e o desenvolvimento económico global.

Considerado um exemplo positivo, o Conselho Europeu também decidiu hoje lançar a aplicação do conceito de PMC no noroeste do oceano Índico, com a criação de uma zona marítima de interesse que abrange a zona marítima desde o estreito de Ormuz até ao trópico de Capricórnio e desde o norte do mar Vermelho até ao centro do oceano Índico.

O Conselho Europeu concluiu que “a aplicação do conceito de PMC no noroeste do oceano Índico complementará as atividades desenvolvidas pela UE e pelos seus Estados-Membros na região, respeitando simultaneamente o mandato e a cadeia de comando da operação EUNAVFOR ATALANTA.”

As PMC têm o objetivo de aumentar “a capacidade da UE como garante da segurança marítima, proporcionando uma maior intervenção europeia, assegurando uma presença e um alcance marítimos contínuos nas zonas marítimas de interesse.”

Até fevereiro de 2024 o Conselho Europeu irá, entretanto, proceder a uma revisão da aplicação do conceito de PMC no Golfo da Guiné e no noroeste do oceano Índico.