União Europeia reforça ajuda humanitária à Ucrânia com mais 50 milhões de euros

Comissão Europeia disponibiliza mais 45 milhões de euros para responder às necessidades humanitárias mais urgentes na Ucrânia, devido à guerra. Um apoio de 5 milhões de euros à Moldávia para assistência aos refugiados que fogem da guerra na Ucrânia.

União Europeia reforça ajuda humanitária à Ucrânia com mais 50 milhões de euros
União Europeia reforça ajuda humanitária à Ucrânia com mais 50 milhões de euros.

A União Europeia atribui mais 50 milhões de euros em financiamento humanitário para apoio às pessoas afetadas pela guerra da Rússia na Ucrânia. O valor inclui 45 milhões de euros para projetos humanitários na Ucrânia e 5 milhões de euros para a Moldávia.

Com este reforço de financiamento, o valor total da ajuda humanitária da União Europeia em resposta à guerra é de 143 milhões de euros. Um financiamento que faz parte do pacote de apoio de mil milhões de euros assumidos pela Comissão Europeia no evento global de doação ‘Stand Up For Ukraine’.

A Comissão Europeia indicou que este novo apoio é destinado a responder às necessidades humanitárias mais urgentes, como serviços médicos de emergência, acesso a água potável e higiene, abrigo e proteção, assistência em dinheiro e apoio contra a violência de género.

“Com milhões de pessoas em movimento ou retidas em zonas de guerra ativas, as necessidades na Ucrânia já são enormes. Agora, precisamos estar preparados para um novo aumento nos ataques implacáveis ​​da Rússia à Ucrânia, principalmente no leste. Com estes 50 milhões de euros adicionais, a União Europeia continua a disponibilizar rapidamente financiamento humanitário aos seus parceiros, a fim de aumentar ainda mais a assistência”, afirmou Janez Lenarčič, Comissário europeu para a Gestão de Crises.