Unilabs lança teste que distingue COVID-19 de outras infeções respiratórias

Unilabs lança teste que permite o diagnóstico de COVID-19 e de outras infeções respiratórias, nomeadamente a gripe sazonal. O teste combinado está disponível a partir de hoje e é considerado uma ferramenta importante no combate à pandemia.

0
Unilabs lança teste que distingue COVID-19 de outras infeções respiratórias
Unilabs lança teste que distingue COVID-19 de outras infeções respiratórias. Foto: © Rosa Pinto

A partir de hoje passa a estar disponível um teste que faz o diagnóstico diferencial entre a infeção por SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, e outras patologias respiratórias sazonais.

O teste da Unilabs disponibiliza quatro painéis: um para influenza A/B e vírus sincicial respiratório – RSV, outro para adenovírus, enterovírus, parainfluenza e metapneumovírus, e outro para bocavírus, rhinovírus e coronavírus e outro painel para agentes respiratórios bacterianos como mycoplasma, chlamydophila, legionella, haemophilus, streptococcus e a bordetella.

Com a entrada no outono e logo no período sazonal da gripe, e face aos sintomas comuns com a infeção por SARS-CoV-2, este ano a dificuldade de diagnóstico diferencial é um das dificuldades que se colocam nos tempos da atual pandemia.

A Unilabs indicou que o objetivo destes testes é um diagnóstico etiológico rápido do agente bacteriano ou vírico responsável, sendo por isso imprescindível para poder ajudar a cuidar melhor de cada paciente e ter ganhos óbvios em termos de saúde pública.

Numa primeira fase, que se inicia agora, a Unilabs referiu que o teste irá estar disponível apenas para os grupos de maior risco através de urgências pediátricas, hospitais e outros profissionais de saúde autorizados em todo o país. A partir de 15 de Outubro passará a estar também disponível para o público em geral.

Para Luís Menezes, CEO da Unilabs Portugal, “é fundamental que a comunidade médica possua todos os instrumentos que possamos oferecer para tomar as melhores decisões em cada momento, para cada paciente”.

“Numa época de regresso às aulas e com o início do período sazonal de gripe, este novo teste, que permite detetar vários tipos de infeções respiratórias, irá ajudar os médicos a realizar diagnósticos mais precisos e a tomar melhores decisões, com maior rapidez sobre as opções de tratamento para cada caso”, referiu o Diretor Médico da Unilabs Portugal, António Maia Gonçalves, citado em comunicado da empresa.

Os testes são realizados nos mesmos locais dos atuais testes COVID-19 (Drive Thru e algumas unidades Unilabs) através da recolha de uma única amostra via zaragatoa da nasofaringe e estão sujeitos a marcação prévia. Os resultados estarão disponíveis entre 24 a 36 horas após a realização do teste.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!