Universidade do Minho lidera pedidos de patentes em Portugal

Barómetro Inventa - Patentes Made in Portugal 2020 mostra que a Universidade do Minho é a entidade portuguesa com maior número de pedidos de patentes, com 44 pedidos, em 2019.

Universidade do Minho lidera pedidos de patentes em Portugal
Universidade do Minho lidera pedidos de patentes em Portugal. Foto: DR

A Universidade do Minho (UMinho) é a entidade portuguesa com mais pedidos de patentes, indicam dados do “Barómetro Inventa – Patentes Made in Portugal 2020”. Esta posição reforça o papel da UMinho como um dos principais motores de inovação do país e a forte ligação ao tecido económico-social.

O Barómetro Inventa elaborado pela consultora Inventa International apresenta a UMinho, com 44 pedidos de “famílias de patentes” em 2019, seguindo-se a Universidade do Porto com 32 pedidos e a Novadelta com 28 pedidos.

A lista agrega os registos que deram entrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no Instituto Europeu de Patentes, na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, no Instituto Norte-Americano de Marcas e Patentes e no Instituto Chinês de Patentes.

As 20 entidades com mais pedidos no “Barómetro Inventa” inclui 11 instituições de ensino superior, o que evidencia a importância destas na inovação nacional. Este documento revela ainda que, no ano passado, o Instituto Europeu de Patentes registou 272 pedidos portugueses de patente, mais 23% face a 2018, sendo 46% oriundos da região Norte.

A liderança da UMinho é corroborada pelo Relatório Estatístico Anual de 2019 do INPI, publicado em abril de 2020, que coloca esta academia no topo das instituições de ensino superior de Portugal com o maior número de pedidos de patentes.